Programa “Pânico” é denunciado por racismo
Atração veiculada na Band criou polêmica com personagem Africano, viviado pelo humorista Eduardo Sterblitch
A Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil encaminhou denúncia ao governo federal contra o programa Pânico, exibido aos domingos pela Bandeirantes. O órgão, ligado ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cobrou providências da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
No quadro Pânico Chef, que faz paródia do reality show culinário MasterChef, também exibido pela emissora do Morumbi, o humorista Eduardo Sterblitch interpreta o personagem Africano. Sterblitch, que é branco, usa maquiagem preta (blackface) e roupa escura que cobre todo o corpo. O personagem, que incorpora entidades, faz caretas e tem dificuldades para falar, virou alvo de internautas no último domingo.
+ Ana Paula Padrão faz sucesso no ‘MasterChef’ após deixar telejornais
Na denúncia, segundo o jornal O Globo, o personagem “não possui expressão, aproximando-se de um selvagem, razão pela qual os internautas começaram a denunciar o assunto nas redes sociais”.
Usuários de redes sociais criaram um evento no Facebook para protestar contra o caso. “Repudiamos a maneira nojenta em que retratam os povos da África a fim de intensificar o mito de que tudo que vem da África e todo seu povo não tem educação e merece gargalhadas de escárnio”, escreveram os internautas.
+ MasterChef: nove coisas que você não sabia sobre o programa da Band
A Band pediu desculpas. Afirmou que uma das características do programa Pânico é criar personagens, sejam eles inspirados em personalidades, profissões ou diferentes culturas. “O Africano, interpretado pelo humorista Eduardo Sterblitch, é uma das caracterizações presentes no quadro Pânico’s Chef, sátira do programa de culinária MasterChef. Neste mesmo quadro há (…) mexicanos, chineses, árabes”, diz a emissora em nota.
“O programa Pânico está no ar há 12 anos na televisão brasileira e jamais teve a intenção de ofender seus telespectadores com nenhuma de suas atrações, mas sim, levar entretenimento com seu humor característico. O programa Pânico pede desculpas ao público que se ofendeu com o personagem.”
Em sua página no Facebook, o ator também se manifestou. “Não sou Racista! E também estou chorando. A quem deixei triste ou pior, peço desculpas por minha ignorância. Que, pelo menos, eu sirva de exemplo! Para que isso não aconteça mais.”