Dicas para evitar problemas com o Detran
Cinco maneiras de resolver seus problemas com um dos órgãos mais complicados da cidade
Como as mudanças para melhorar o serviço do Detran ainda não engrenaram, confira abaixo cinco dicas para não sofrer com o atendimento:
1) Antes de ir a uma unidade para realizar algum serviço, o cidadão deve se informar sobre os documentos necessários, o passo a passo e os locais de atendimento pelo Disque Detran.SP. Os telefones são: (11) 3322-3333. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h
+ Detran ainda tem problemas com a burocracia
2) Cadastre-se no portal no Detran.SP para utilizar os dezenove serviços eletrônicos que já estão disponíveis on-line. É possível solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão Internacional para Dirigir (PID), alterar o endereço de cadastro do veículo e da CNH (no mesmo município), verificar os pontos na carteira e as multas do veículo, entre outros
3) Outra dica importante é autorizar o sistema do Detran a enviar mensagens de texto no celular com lembretes das datas de vencimentos dos documentos e outras informações. Isso também pode ser feito pelo site
4) Procure visitar os postos sempre no início da manhã ou no fim da tarde. Em geral são horários menos tumultuados
5) Pesquise se a sua pendência pode ser resolvida no Poupatempo, que costuma ser mais organizado e rápido. Cadastro para a primeira habilitação, adição de categoria, mudança de categoria, reabilitação de condutor e renovação de CNH são alguns dos serviços já disponíveis