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Atacarejos oferecem produtos até 50% mais baratos que a concorrência

O cenário de crise econômica leva cada vez mais famílias aos mercados atacadistas que também vendem no varejo

Por Sophia Braun [Colaboraram Bárbara Öberg, Larissa Faria e Mariana Oliveira]
Atualizado em 1 jun 2017, 16h13 - Publicado em 15 abr 2016, 00h00
Assaí
Assaí (Ricardo DAngelo/)
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Esqueça as prateleiras organizadas cuidadosamente como nos supermercados, a ampla variedade de marcas para um mesmo produto, luxos como uma boa seção de destilados e vinhos importados, além da conveniência de encontrar sempre uma unidade perto de sua casa. Instalados em grandes galpões, os negócios conhecidos popularmente como atacarejos estão longe de ser sinônimo de sofisticação.

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A fim de atrair sobretudo comerciantes e empresas com a promessa de oferecer os preços mais baixos do mercado, esses comércios atacadistas que também vendem no varejo ocupam pontos distantes do centro, onde o valor médio do metro quadrado tende a ser menor. Para otimizarem o espaço interno de seus endereços, muitas redes do gênero chegam a estocar mercadorias nos próprios corredores das lojas.

Apesar da estrutura para lá de espartana (e da localização fora de mão para muitos paulistanos), companhias da área, como Atacadão, Makro e Roldão, entraram com mais força na rota das famílias da capital nos últimos tempos. O cenário de crise econômica intensificou esse fluxo. De acordo com uma pesquisa da consultoria Nielsen, divulgada em março, as vendas nos atacarejos cresceram 12,1% em 2015, contra uma retração de 1% no movimento dos hipermercados no mesmo período.

Roldão
Roldão ()

Para os especialistas no assunto, a explicação para a diferença de desempenho encontra-se no fato de que muitos clientes estão encarando o desconforto dos galpões em busca de uma melhor relação entre o custo e o benefício na hora de encher o carrinho de supermercado. Segundo o estudo, três quartos dos itens em comum com os hipermercados custam, em média, 15% menos nos atacarejos. “Inflação, desemprego e desconfiança no futuro do país tornam o consumidor mais preocupado com os preços”, avalia Tatiene Vale, analista de mercado da Nielsen.

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São Paulo puxa o movimento: o estado representa 35% do faturamento do atacarejo no país (que gira em torno de 200 bilhões de reais por ano). Além disso, concentra o maior número de lojas do gênero. Só na região metropolitana são 71 estabelecimentos com esse perfil, três deles abertos por aqui no ano passado.

Entre os últimos dias 11 e 13, a reportagem de VEJA SÃO PAULO pesquisou o valor de 28 produtos, divididos em alimentação, limpeza e higiene pessoal, nas maiores unidades de onze redes da capital — seis atacarejos e cinco hipermercados (confira a tabela abaixo). Foram considerados apenas itens da mesma marca, modelo e tamanho, comercializados por unidade (a maior parte dos atacarejos disponibiliza hoje essa opção, embora o desconto no valor aumente conforme a quantidade comprada pelo cliente). Por oferecer grande parte do portfólio unicamente em embalagens grandes ou caixas com vários pacotes, o Sam’s Club, do grupo Walmart, não entrou no levantamento da revista. 

Atacarejos: produtos de alimentação
AKKI ASSAÍ ATACADÃO MAKRO ROLDÃO SETA
Arroz branco tipo 1 Tio João (5 quilos) 14,69 14,8 14,8
Açúcar refinado União (1 quilo) 2,65 2,65 2,65 2,6 2,69
Bolacha recheada de chocolate Trakinas (143 gramas) 1,95 1,59 2,19
Café em pó tradicional Pilão (500 gramas) 9,29 9,59 9,48 8,95 8,6
Cerveja em lata Skol (350 militros) 2,05 2,19 2,39 * 2,26 2,19
Danoninho de morango (360 gramas) 4,99 4,75 4,99 4,89 4,99
Extrato de tomate Elefante Knorr (340 gramas) 3,35 3,2 3,09 3,73 2,79
Farinha de trigo tipo 1 Sol (1 quilo) 3,09 3,25 3,1 3,45 3,18 3,19
Feijão carioca tipo 1 Camil (1 quilo) 6,39 5,29 5,7 5,75 5,72 6,49
Leite longa vida integral Paulista (1 litro) 2,69 3,09
Macarrão com ovos parafuso Petybon (500 gramas) 1,99 2,1 2,1 2,41 2,29
Óleo de soja Liza (900 mililitros) 3,45 3,4 3,44 3,49 3,49 3,49
Pão de forma tradicional Pullman (500 gramas) 4,89 4,59 4,29 4,79 3,99
Refrigerante Coca-Cola (1,5 litro) 5,29 5,49 5,45 5,34
Requeijão cremoso tradicional Catupiry (200 gramas) 4,99 3,99 4,29 4,59 4,99
Sal refinado Cisne (1 quilo) 1,79 1,75 1,85 1,86 1,89
Suco pronto para consumo Dell Valle Néctar Mais (1 litro) 3,99 4,2 3,89 3,99 4,19 3,79

Na cotação, o Assaí apresentou o maior número de itens mais baratos (oito). Braço atacadista do Grupo Pão de Açúcar, a rede possui 51 lojas em São Paulo, duas delas surgidas em 2015 na capital (uma na Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste, e a outra na Avenida Teotônio Vilela, na Zona Sul). “Parte das lojas já funciona também como estoque”, conta o presidente da empresa, Belmiro Gomes. “Isso nos ajuda a economizar na operação e repassar aos clientes uma grande quantidade de descontos”, completa.

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Os corredores não chegam a ser apertados, mas têm pé-direito alto. Por isso, é muito comum ver nesses endereços famílias circulando com carrinhos de compras em meio a funcionários dirigindo empilhadeiras para guardar as caixas. A estratégia compensa. O Assaí teve receita líquida de 10,5 bilhões de reais em 2015, o que corresponde a um crescimento de 25,5% sobre o ano anterior.

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Seria um excelente resultado para qualquer momento. No atual, considerando a recessão que o Brasil atravessa, é um número considerado excepcional pelos analistas de varejo (a título de comparação, as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, que também pertencem à companhia, avançaram juntas 1,2% no ano passado). O atacarejo Assaí representa, hoje, quase um terço da receita do braço alimentar de negócios do grupo.

Atacarejos: limpeza e higiene
LIMPEZA AKKI ASSAÍ ATACADÃO MAKRO ROLDÃO SETA
Água Sanitária Super Cândida (2 litros) 3,88 4,39 4,06
Amaciante Comfort Classic (2 litros) 8,29 7,59 8,7
Detergente líquido incolor Ypê Clear (500 mililitros) 1,49 1,4 1,49 1,49 1,42 1,29
Lã de aço Bombril (60 gramas / 8 unidades) 1,67 1,28 1,55 * 1,6 1,49
Limpador multi-uso Veja Original (500 mililitros) 3,69 4,5 2,79
Sabão em pó OMO Multiação (1 quilo) 7,59 8,29 8,28 8,29 6,91 6,98
Sabão em barra neutro Ypê (200 gramas / 5 unidades) 6,59 5,15 5,25 4,99 4,71 5,09
HIGIENE PESSOAL
Absorvente íntimo com abas Always Proteção Total (8 unidades) 5,29 4,99 5,27 5,49
Creme dental Colgate Total 12 Clean Mint (90 gramas) 5,99 3,99 4,05 4,45 5,13 5,39
Papel higiênico folha dupla Neve (4 rolos de 30 metros) 6,79 4,85 5,28 6,29

No levantamento realizado pela Vejinha, catorze artigos da lista são pelo menos 25% mais baratos no Assaí e nos concorrentes com o mesmo perfil (Akkí, Atacadão, Makro, Roldão e Seta). Mas a variação dos preços entre os endereços das redes de atacado e varejo pesquisados pela revista chegou a quase 50%. O produto campeão nesse quesito foi o requeijão cremoso Catupiry tradicional. No Carrefour do Shopping Eldorado, ele custa 7,39 reais. Já no Assaí da Jacu-Pêssego, o item sai por 3,99 reais.

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Embora hipermercados e atacarejos sejam negócios bastante distintos, a começar pelos custos de operação e lógica de distribuição dessas redes, pode-se dizer que concorrem hoje diretamente pela clientela de pessoas físicas. “Em 2012, passamos a oferecer preço de atacado mesmo em lotes menores de mercadorias, o que ajudou a atrair um novo público”, afirma Gomes, do Assaí. Apesar desse tipo de adaptação, uma das grandes vantagens do formato permanece: os descontos aplicados às compras em grandes quantidades.

No Makro, com seis lojas na cidade, algumas mercadorias são vendidas apenas em caixas fechadas. O sabonete Palmolive, por exemplo, está disponível com doze unidades. Quem vê vantagem na oferta paga 95 centavos em cada um, preço ligeiramente mais em conta que o praticado pelos concorrentes em barras avulsas. “Além de serem mais baratos, os produtos duram o mês inteiro”, diz a empregada doméstica Lucia Silva Silvestre, encarregada de fazer as compras da casa onde trabalha, em Higienópolis.

Extra
Extra ()

O sucesso desse modelo de negócio gerou uma reação por parte das empresas tradicionais de varejo. A fim de competir no mesmo campo, o Extra lançou no início deste mês uma promoção compatível com as pechinchas dos atacarejos. “Para atender o consumidor cada vez mais focado no preço, precisamos ter ofertas atraentes sempre, e não mais em dias específicos da semana para cada tipo de produto”, justifica Marcos Samaha, diretor de operações do Extra.

A cada quinze dias, pelo menos 500 artigos (nas lojas maiores, o número de itens dobra) de alimentação, higiene, perfumaria e limpeza recebem desconto de 20%, que aumenta progressivamente conforme o volume comprado (a segunda unidade sai pela metade do valor e, na aquisição de três, a terceira é grátis). Nesta primeira quinzena, por exemplo, o preço promocional do absorvente Always Proteção Total (oito unidades, com abas), cotado a 3,99 reais na loja da Avenida Doutor Ricardo Jafet, na Zona Sul, era mais baixo que em todos os atacarejos visitados pela reportagem de VEJA SÃO PAULO.

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Hiper e supermercados: alimentação
CARREFOUR DIA% EXTRA PÃO DE AÇÚCAR WALMART
Arroz branco tipo 1 Tio João (5 quilos) 15,49 15,75 14,9 14,98
Açúcar refinado União (1 quilo) 2,79 2,72 2,89 2,75 2,88
Bolacha recheada de chocolate Trakinas (143 gramas) 1,79 1,89 1,79 2,39 1,88
Café em pó tradicional Pilão (500 gramas) 8,99 8,39 8,95 9,45 9,38
Cerveja em lata (350 militros) – Skol 2,79 2,09 2,79 2,6 2,79
Danoninho petit suisse de morango (360 gramas) 4,69 4,15 4,23 5,28
Extrato de tomate sem tempero (340 gramas) – Elefante 3,59 3,29 3,99 4,15 3,28
Farinha de trigo (1 kg) – Sol 3,69 3,09 3,65 3,55 3,28
Feijão carioca tipo 1 (1 kg) – Camil 6,19 5,69 6,29 6,59 5,98
Leite longa vida integral (1 litro) – Paulista 2,89 2,85 3,09 3,29 2,98
Macarrão com ovos parafuso (500 gramas) Petybon 2,79 2,19 2,75 2,69 2,78
Óleo de soja (900 mililitros) – Liza 3,39 2,99 3,49 3,35 3,68
Pão de forma tradicional (500 gramas) – Pullman 4,99 3,99 4,99 4,99 4,88
Refrigerante Coca-Cola (1,5 litro) 4,79 4,99 4,69 4,99
Requeijão cremoso tradicional (200 gramas) – Catupiry 7,39 5,69 7,25 6,29 4,68
Sal refinado (1 kg) – Cisne 2,09 2,09 2,39 2,08
Suco pronto para consumo (1 litro) – Dell Valle Mais Néctar 4,19 4,29 4,19 4,65 4,19

Essa batalha, porém, está só começando. Para não ficar atrás, muitas redes atacadistas têm adequado suas lojas a fim de conquistar o cliente final. As unidades do Assaí inauguradas a partir de 2012, caso do endereço da Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste, seguem um novo layout: são equipadas com ar-condicionado e dispõem de estacionamento coberto. “São soluções que mantêm os custos baixos e funcionam como atrativo para os clientes típicos de hipermercado”, explica Gomes. O portfólio também foi repensado para oferecer mais variedade de marcas e produtos.

De acordo com as empresas especializadas em monitorar o comportamento dos consumidores, há uma mudança clara no horizonte. De alguns anos para cá, boa parte dos brasileiros vem se programando para fazer a chamada compra do mês nos atacarejos, enchendo nessas ocasiões o carrinho com alimentos não perecíveis e artigos de higiene e de limpeza.

Hiper e supermercados: limpeza e higiene
LIMPEZA CARREFOUR DIA% EXTRA PÃO DE AÇÚCAR WALMART
Água Sanitária Super Cândida (2 litros) 4,09 3,85 4,09 4,79 4,18
Amaciante Comfort Classic (2 litros) 10,49 9,45 10,5 9,45 9,98
Detergente líquido incolor Ypê Clear (500 mililitros) 1,49 1,49 1,69 1,48
Lã de aço Bombril (60 gramas / 8 unidades) 1,89 1,89 1,89 1,95 1,78
Limpador multi-uso Veja Original (500 mililitros) 4,29 3,35 4,25 3,41 3,98
Sabão em pó OMO Multiação (1 quilo) 9,66 7,99 9,99 10,5 9,18
Sabão em barra neutro Ypê (200 gramas / 5 unidades) 6,99 6,99 7,45 6,98
HIGIENE PESSOAL
Absorvente íntimo com abas Always Proteção Total (8 unidades) 4,99 3,99 5,65 5,48
Creme dental Colgate Total 12 Clean Mint (90 gramas) 5,49 4,79 5,45 5,59 5,98
Papel higiênico folha dupla Neve (4 rolos de 30 metros) 7,39 6,88 7,13 6,98
Sabonete em barra Palmolive (90 gramas) 1,19 1,05 1,15 1,45 1,22

À medida que os armários se esvaziam, ao longo das semanas, esses consumidores recorrem aos mercados mais próximos de casa para repor os itens. “Esse tipo de planejamento não ocorreu porque as famílias resolveram ficar mais organizadas, e, sim, devido às necessidades trazidas pela crise econômica”, afirma Olegário Araújo, diretor da agência Inteligência de Varejo.

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Outro fenômeno recente envolve certo desapego às marcas mais conhecidas e famosas. Historicamente resistentes a abrir mão de suas preferências nas gôndolas, os fregueses agora não se importam de experimentar outros produtos se o preço nas prateleiras chamar sua atenção. Na pesquisa da Nielsen, 44% dos clientes fizeram trocas por marcas mais baratas em 2015. “Quanto menor a relação pessoal com a mercadoria, mais fácil abrir mão de um fabricante”, afirma Araújo. Segundo o especialista, artigos de perfumaria e bebidas estão entre os mais difíceis de substituir.

Atacarejos
Atacarejos ()

Algumas famílias vão aos atacarejos apenas para adquirir itens específicos. Morador do bairro do Limão, na Zona Norte, o empresário Guilherme Henrique Ricci Filho frequenta a unidade do Sam’s Club no Bom Retiro há uma década. Escolheu o lugar para economizar na compra de fraldas. Primeiro, enchia o carrinho para a filha mais velha, Luiza, de 10 anos.

Mais recentemente, voltou a ir até o local para manter em dia o estoque necessário para a caçula, Laura, nascida em 2014. “Nossa economia gira em torno de 20%”, calcula Guilherme. “Visitamos a loja a cada quinze dias. Assim, renovamos a despensa e compramos somente aquilo de que realmente precisamos.” De acordo com Bruna Ricci, a mulher do empresário, a pequena viagem do Limão ao Bom Retiro compensa, mesmo que seja para comprar um único pacote. “Já cheguei a encontrar o mesmo produto por quase o dobro do preço em outros locais”, afirma.

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