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Aplicativos permitem pagar a conta de restaurantes com o celular

Endereços como Confeitaria Dama, Le Jardin Secret, Diletto e Clos de Tapas já aceitam essas plataformas

Por Sophia Braun
Atualizado em 5 dez 2016, 15h18 - Publicado em 24 jan 2014, 17h07

Acena se tornou comum em bares e restaurantes paulistanos: quando o prato chega à mesa, o cliente saca o smartphone, clica a comida e divulga nas redes sociais. Agora, surgiu uma nova e bem mais útil função para os aparelhos nesses ambientes. São os aplicativos que permitem pagar a conta com o celular.

 

Há três versões do produto. O KiiK, da empresa Incube, está sendo testado desde novembro nas duas unidades da Confeitaria Dama (Pinheiros e Higienópolis). A pessoa pede a fatura a um funcionário, fotografa o QR Code e uma tela do app mostra o que foi consumido. Para concluir a operação, basta digitar o código de segurança do cartão de crédito previamente cadastrado. “A plataforma admite selecionar apenas os itens consumidos ou dividir o valor total entre todos os amigos”, explica Eduardo Iguelka, sócio de Sérgio Kulikovisky, Alexandre Barbirato e Fernando Blay na Incube. Eles investiram cerca de 750 000 reais no KiiK, que estará em uso em mais onze endereços na metrópole até 15 de fevereiro.  

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Pioneiro nesse serviço na capital, o Snapping, lançado em março de 2013, acabou adotado por casas como o clube D-Edge, na Barra Funda, e o Boteco Ferraz, no Itaim. Ele possibilita acompanhar a comanda e quitá-la via mobile, sem precisar ir ao caixa. “Até março, vamos expandir para restaurantes e outros pontos de varejo”, planeja o desenvolvedor Elisson Campos Osório.

No próximo mês, outro concorrente deve iniciar operações. Trata-se do Bematech Mobile Pay, criado pelas companhias Bematech e Toppay. Ele será oferecido para endereços gastronômicos, incluindo cadeias de fast-food. “Estamos ainda fechando as parcerias”, afirma Cleber Moraes, CEO da Bematech. Nesse caso, será possível ver o cardápio, fazer o pedido à mesa e pagar com o telefone. O garçom entra em cena apenas para trazer a refeição. “Além de agilizar o atendimento, o comerciante pode explorar o perfil dos frequentadores e conceder descontos”, completa Moraes.  

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Quem já oferece agrados ao usuário é o PicPay, desenvolvido pela empresa homônima. Ele está em uso por aqui há dois meses, em quatro unidades da sorveteria Diletto, entre outros estabelecimentos. Além de facilitar o pagamento — mas sem acesso prévio à comanda —, ele possui um programa de fidelidade, a “carteira virtual”, na qual acumulam-se créditos. A doceria Le Jardin Secret, na Vila Madalena, por exemplo, dá desconto de 5 reais para a primeira compra via celular.

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