Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32
Tipos de Passeios: Monumentos
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - São Paulo - SP ver no mapa
segunda-feira 10:00 - Último cliente
terça-feira 10:00 - Último cliente
quarta-feira 10:00 - Último cliente
quinta-feira 10:00 - Último cliente
sexta-feira 10:00 - Último cliente
sábado 10:00 - Último cliente
domingo 10:00 - Último cliente
Resenha por Marcus Oliveira
Reaberto em 9 de dezembro de 2014, depois de doze anos com as portas fechadas para uma reforma, o local de 72 metros de altura e 1 932 metros quadrados – número relacionado ao ano de 1932, quando ocorreu a Revolução – presta uma homenagem aos 713 soldados mortos durante a revolta paulista contra o governo de Getúlio Vargas e por uma nova constituição. Na entrada do monumento fundado em 1955, uma série de arcos recepciona os visitantes diante de uma luz baixa com tom sombrio. Poemas e frases do escritor Guilherme de Almeida se espalham pelo local, como na fachada, que ostenta os dizeres “viveram pouco para morrer bem, morreram jovens para viver sempre”.
+ Passeio gratuito de bicicleta inclui pontos turísticos da região
Um corredor leva até uma cripta onde estão depositados os restos mortais dos combatentes em edificações feitas de mármore. O destaque é uma espécie de guardião do templo fixado no meio do lugar. Na obra estão sepultados Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, estudantes mortos durante a ação e que deram origem à célebre sigla M.M.D.C. Ao lado da estátua, vale a pena olhar para o alto e ter uma visão única da parte interna do alto Obelisco. Três capelas coloridas anexas, concebidas pelo escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, completam o ambiente.
A rápida visita pode dar a impressão de ser incompleta já que não há serviços de guias e são pouco detalhadas as placas com informações no interior do monumento. Portanto, vale o passeio se parte de um programa casado, após uma volta pelos vizinhos Parque do Ibirapuera e Museu de Arte Contemporânea (MAC).
+ Conheça a parte secreta do prédio histórico do Shopping Light
Misto de salão, bar e brechó, o Circus Hair atrai um público moderno, antenado às tendências. Devido ao sucesso da primeira unidade, na Pamplona, inaugurou um segundo salão na Rua Augusta. Os preços variam de acordo com o comprimento do cabelo e o profissional escolhido. O corte feminino com um director (leia-se, profissional mais experiente) custa 85 reais, já com o stylist (referente ao iniciante ou auxiliar) custa 55 reais.