WhatsApp: função de envio de dinheiro começa a ser disponibilizada
Por enquanto, apenas alguns bancos vão participar do serviço
O WhatsApp liberou nesta terça-feira (4) o envio de dinheiro pela plataforma de mensagens. O serviço não terá cobrança de taxas. Por enquanto, apenas alguns usuários brasileiros devem topar com a nova funcionalidade na interface: a empresa promete liberar a ferramenta gradualmente.
Para enviar ou receber dinheiro o participante deve ter um cartão que seja Visa ou Mastercard: as transferências poderão ser feitas por cartão de débito, pré-pagos ou combo (cartões de crédito, por enquanto, não funcionam). Os bancos e instituições financeiras que participam da operação são: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop.
A funcionalidade estará disponível por meio do “clipe de papel” que aparece ao lado da caixa para escrever as mensagens, no caso de dispositivos Android; e para IOS, pelo sinalzinho de “+” da tela de conversas.
As operações terão limites: cada usuário pode enviar até 1 000 reais por transação e receber até 20 transações diariamente (com limite total de 5 000 reais por mês). A funcionalidade, por enquanto, está disponível apenas para pessoas físicas.
O serviço é feito pelo Facebook Pay e processado pela Cielo. Os usuários poderão usar um PIN ou a biometria para aprovar as transações de envio de dinheiro.