Continua após publicidade

Vila Itororó recebe primeira edição do projeto Saudosa Maloca

Proposta é promover encontros de sambistas clássicos e da nova geração

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 Maio 2024, 17h27 - Publicado em 19 mar 2022, 11h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • vila-itororo-2.jpeg
    Vila itororó 2 (Nelson Kon/Veja SP)

    A Vila Itororó, espaço cultural de São Paulo que reúne edificações dos anos 1920 em fase de restauro, recebe neste domingo (20) a primeira edição do projeto Saudosa Maloca. A proposta é promover encontros de sambistas clássicos e representantes da nova geração. Na abertura do evento se apresentam os grupos Arruda e Originais do Samba, além do dueto Walmir Borges e Luciana Mello e da dj Evelyn Cristina.

    Publicidade

    A programação da Secretaria Municipal de Cultura faz parte da ação 22+100, que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 22. Os organizadores destacam que o projeto, o qual leva o nome de uma canção de Adoniran Barbosa, “traz em si o espírito antropofágico do modernismo, pois une elementos da cultura italiana com as raízes culturais indígena e africana que marcam a história paulistana”.

    Publicidade

    + Feira do Bem: evento ao ar livre reúne marcas autorais e ONGs

    A Vila Itororó era utilizada para fins de moradia, mas, diante do valor patrimonial histórico, foi desapropriada para fins culturais em 2013. A primeira fase da restauração do espaço foi entregue em 2019 e, desde então, está aberto com atividades artísticas e culturais. O projeto Saudosa Maloca seguirá nos próximos finais de semana, nos dias 27 de março, e 2 e 9 de abril.

    Publicidade

    Mais programação

    Como parte das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22, será realizada, neste sábado (19), a segunda edição do Baile Modernista, agora no Centro Cultural da Juventude (CCJ).

    Continua após a publicidade

    A primeira edição do evento ocorreu na Praça das Artes, na região central da capital paulista. Os convidados serão: Shevchenko e Elloco, coletivo de funk Heavy Baile; festa Je Treme Mon Amour; banda Luísa e Os Alquimistas; e a dupla DeLua.

    Publicidade

    + A cara do Brasil: confira obras imperdíveis de exposições em cartaz no Masp

    Outras edições do Baile Modernista estão previstas para abril, uma em cada região da cidade. Na zona leste, será no dia 2, no Teatro Flávio Império; o Centro Cultural Grajaú recebe a programação da zona sul, no dia 16; e a Casa de Cultura do Butantã é o palco do baile na zona oeste.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.