Avatar do usuário logado
Usuário

Pedalar sem suor: o teste da bicicleta elétrica

VEJA São Paulo avaliou os prós e os contras do serviço 

Por Larissa Faria 23 fev 2016, 12h42 | Atualizado em 27 dez 2016, 19h57
bike elétrica emoving
bike elétrica emoving (Larissa Faria/)
Continua após publicidade

Pedalar ao sol do meio-dia com 30° C não parece uma ideia muito amigável para quem está a caminho do trabalho ou de algum compromisso e não quer suar. A história muda, porém, se o trajeto for feito com uma bicicleta elétrica. A reportagem de VEJA SÃO PAULO avaliou o serviço da empresa E-Moving*, que opera há um ano na capital, para entender os prós e contras de um serviço que ainda é novidade na cidade. 

+ Um dia de ciclista no metrô

É exatamente essa a vantagem das bikes elétricas: facilitar o transporte de quem não abre mão de pedalar, mas não quer sofrer (nem transpirar) subindo ladeiras e pedalando grandes distâncias. A bicicleta foi retirada no hotel Ibis Budget Paraíso, onde os próprios funcionários do balcão fazem o processo de empréstimo do veículo. Na data de avaliação, duas bicicletas estavam disponíveis. Uma delas tinha banco fixo e, por isso, não era possível regular a altura. A outra estava com um problema no freio, que foi rapidamente solucionado por um funcionário do hotel.

Abaixo, a avaliação do serviço: 

painel bike elétrica
Continua após a publicidade

painel bike elétrica

Pontos positivos

  • O passeio requer pouco esforço: o pneu traseiro é movido pela pedalada do ciclista e o da frente é impulsionado pelo sistema elétrico, o que facilita e torna mais fácil se deslocar em trajetos íngremes. Ou seja, uma boa opção para quem quer transitar de bike para o trabalho ou para compromissos com a roupa intacta e sem a sensação de cansaço. 
  • É mais difícil derrubar uma gota de suor. O cansaço também é claramente menor em comparação com as bikes convencionais.
  • A tolerância de devolução sem cobrança é de 20 minutos, tempo médio para dar uma volta completa (ida e volta) do Ibis Budget Paraíso para a Avenida Paulista.
Continua após a publicidade
  • A bateria de lítio promete sustentar trajetos de até 30 quilômetros.
  • É possível regular a velocidade de 5 a 25 quilômetros por hora no painel elétrico (que inclui botão liga/desliga, medidor de nível da bateria e o regulador).
  • Funcionários do hotel instruídos para fazer pequenas manutenções e apresentar a bike e seu modo de uso para os clientes (na data de avaliação, uma das bikes teve um problema no freio, que rapidamente foi solucionado).
  • Cestinha, buzina, capacete e trava de segurança estão inclusas no valor do aluguel.

+ Conheça modelos de bicicletas elétricas

Poderia melhorar

  • No balcão do Ibis Budget Paraíso, foi informado que o pagamento só poderia ser feito em dinheiro. Quando contatada, a empresa informou que o pagamento também pode ser realizado em cartão.
Continua após a publicidade
  • Bicicleta e equipamentos inclusos no aluguel (capacete e trava de segurança) devem ser retirados e entregues no mesmo local, prejudicando a mobilidade e a integração com outros meios de transporte.
  • Quando não hospedado no hotel, é necessário que o cliente deixe o RG no balcão e retire ao devolver a bike.
  • O impulso elétrico, às vezes tão forte, causa dificuldade ao frear e requer prática com o equipamento.
  • A buzina tem pouco volume em relação ao trânsito da cidade.
  • Há poucos pontos de retirada (são seis no total, três abertos para empresas e três ao público geral). A E-Moving, porém, tem planos de expandir os pontos.
Continua após a publicidade
trava bike elétrica

trava bike elétrica

Aluguel mensal e venda de bikes novas e usadas

Para o CEO da startup, Gabriel Arcon, o grande apelo para usar o serviço é para quem quer testar se se adapta ao uso do veículo no cotidiano. Segundo ele, o público que o utiliza o serviço, além de turistas que frequentem a rede de hotéis onde os pontos de retirada e entrega estão instalados, é composto por pessoas que se deslocam para o trabalho ou para universidade.

Continua após a publicidade

+ Serviço de aluguel de bicicleta elétrica chega a São Paulo

Os aluguéis mensais saem a partir de 290 reais (pacote de seis meses) ou 350 reais (pacote de um mês) e incluem trava e seguro contra roubo e manutenção. Por mês de uso da bike, o ciclista ganha 100 reais de desconto caso queira comprar a magrela. Bicicletas usadas custam entre 2 500 reais e 3 500 reais. Quem quiser um modelo novinho desembolsa entre 4 000 e 4 500 reais.

Aluguel de bike elétrica: o extrato

Empresa que oferece o serviço: E-moving

Preço: 13 reais por hora de segunda a sexta-feira e 15 reais aos fins de semana (incluso trava de segurança, seguro contra roubo e capacete)

Autonomia: a bateria suporta até 30 quilômetro de pedalada

Onde alugar: Ibis Budget Paraíso, Ibis Budget Jardins ou Ibis Paulista (retirada e devolução no mesmo local)

*Avaliação realizada anonimamente em 12/02/2016

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês