Spotify transforma playlist em exposição inédita na Praça das Artes
A 'Experiência Creme' abre nesta sexta-feira (11) e terá itens pessoais de artistas e dois dias de shows de funk e trap no Centro
Pela primeira vez, uma seleção de músicas (ou playlist) do Spotify, o aplicativo mais popular do planeta para ouvir sons e podcasts, vai saltar das telas dos celulares e virar um evento no “mundo real”.
Baseada em uma famosa lista de sucessos dos gêneros funk e trap, a exposição Experiência Creme será aberta na sexta-feira (11) na Praça das Artes, ao lado do Vale do Anhangabaú, no Centro.
Criada em 2020, a playlist Creme tem atualmente mais de 1,2 milhão de seguidores na plataforma de streaming.
“Nosso trabalho no Spotify inclui catalogar as músicas em gêneros, mas alguns lançamentos estavam no meio-termo entre as duas sonoridades (funk e trap), então fizemos uma nova ‘casa’ para isso: a Creme. O nome é uma mistura de várias coisas — é um pouco crème de la crème, nata, coisa boa, mas também é um som não tão agressivo, mais ‘cremoso’”, diz Carlos Costa, editor de música do Spotify.
O espaço de 478 metros quadrados terá cenários e figurinos usados em capas de discos e videoclipes, além de fotos e itens pessoais de mais de sessenta produtores e artistas como MC Hariel, L7nnon, MC Cabelinho, N.I.N.A, MC Dricka e Tasha & Tracie.
Nos dias 12 e 20, a mostra vai receber shows de destaques desses gêneros. “No primeiro dia (12), vamos trazer um bonde do trap carioca, com Orochi, BIN, Borges, Chefin e Oruam. É a primeira vez que eles vêm ‘de galera’ a São Paulo. No dia 20, será a tropa do funk de São Paulo, com MC Ryan SP, MC IG, MC Davi, MC Don Juan, MC Dricka, MC Marks e Vulgo FK”, diz Carlos.
“Esses artistas se tornaram influentes. A iniciativa é uma forma de chancelar essa cena na cultura brasileira”, ele afirma.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de agosto de 2023, edição nº 2854
Praça das Artes. Avenida São João, 281, Centro. ♿ De 11 a 20/8, 10h/20h. Grátis, exceto sáb. (12) e dom. (20), 16h/21h. R$ 95,00.