Continua após publicidade

Mostra ocupa casa desenhada por Artigas e exibe obra rara de Edgar Degas

A exposição itinerante 'Aberto 02' terá mais de 150 obras de setenta artistas em um espaço nunca antes aberto ao público

Por Tomás Novaes
4 ago 2023, 06h00

Mais de 150 obras de setenta artistas em uma casa projetada por Vilanova Artigas (1915-1985) nunca antes aberta ao público.

Assim será a mostra Aberto 02, que chega a sua segunda edição a partir do dia 13. Após a estreia, em 2022, na Casa Niemeyer, a exposição ocupa desta vez endereço no Alto da Boa Vista, desenhado em 1974 pelo arquiteto paranaense para o engenheiro Alfred Domschke e restaurado especialmente para o evento.

aberto-02-exposição
O interior da casa: arquitetura paulista. (Ruy Teixeira/Divulgação)

“A ideia é justamente pegar esses lugares únicos, normalmente fechados ao público, e abri-los para um diálogo entre arte, design e arquitetura”, explica o art advisor e idealizador Filipe Assis, que também assina a curadoria ao lado de Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli.

Continua após a publicidade

Entre os destaques, a maioria emprestada de galerias e coleções particulares, estão telas de nomes nacionais como Adriana Varejão, Lygia Pape e Tarsila do Amaral, e estrangeiros como o sueco Andreas Eriksson e o francês Edgar Degas, com A Saída do Banho (1884), inédita no Brasil.

edgar-degas-pintura-aberto-02
A pintura ‘A Saída do Banho’ (1884), do impressionista Edgar Degas: tela inédita no Brasil (Aveda/Divulgação)

Como uma mostra itinerante, a ideia inicial não era repetir São Paulo como sede. “Me ofereceram essa casa, vim visitar e me apaixonei de novo. Niemeyer era da Escola Carioca, com uma arquitetura mais fluida, com curvas. O Artigas é da Escola Paulista, influenciada pelas escolas de engenharia, com muito uso do concreto e ângulos mais retos. Achei coerente contar a história dessas duas vertentes”, conta Assis.

Aberto 02. Rua Comendador Elias Zarzur, 2036, Alto da Boa Vista. Qua. a dom., 9h30/17h. R$ 60,00 a R$ 80,00. Até 17/9. @aberto.art.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 9 de agosto de 2023, edição nº 2853

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.