Clique e assine por apenas 6,90/mês

Sesc inaugura unidade no centro com investimento de 120 milhões

Nos próximos cinco anos, a instituição abrirá outros quatro espaços na capital e região

Por Julia Flamingo - Atualizado em 18 Aug 2017, 13h07 - Publicado em 11 Aug 2017, 18h07

Bermuda, espreguiçadeira e banho de sol. A vista? Um panorama da selva de pedra paulistana que vai do prédio do Banespa ao Templo de Salomão. É esse o cenário que se descortina da piscina de 25 metros no 13° andar do Sesc 24 de Maio, em frente à Galeria do Rock, que tem inauguração marcada para sábado (19).

Com expectativa de receber 5 000 pessoas por dia, o novo centro cultural teve investimento de 120 milhões de reais em instalações como um teatro de 245 lugares, comedoria, salas expositivas e esportivas, parede de escalada e clínica odontológica.

Com espelhos d’água jardim da piscina é um terraço aberto para o centro Rogerio Albuquerque/Veja SP

O prédio de 1941 abrigou a loja de departamentos Mesbla até o fim dos anos 90 e estava em obras havia mais de oito anos, seguindo um projeto do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Com vidros espelhados em todos os andares, a construção moderna foi pensada para se adaptar ao centro histórico: a unidade será a única da região a abrir aos sábados e domingos e terá apresentações de teatro e música também ao meio-dia e no fim da tarde.

Rampas de circulação entre os andares do prédio Rogerio Albuquerque/Veja SP

No primeiro fim de semana de funcionamento, a programação inclui show de Martinho da Vila e a exposição São Paulo Não É uma Cidade — Invenções do Centro, com 400 obras sobre essa região da cidade.

Continua após a publicidade
Vista para a galeria do Rock, em frente ao novo Sesc Rogerio Albuquerque/Veja SP

A abertura da 21ª unidade faz parte de um plano de expansão que compreende outras quatro filiais na capital e na Grande São Paulo: Avenida Paulista e Guarulhos, com lançamentos previstos para 2018, e Campo Limpo e Parque Dom Pedro, que devem ficar prontas até 2022.

Mobiliário também foi projetado por Paulo Mendes da Rocha Rogerio Albuquerque/Veja SP

Com isso, o número de pessoas atendidas passará do atual 1,2 milhão para 1,6 milhão por mês. “São lugares com grande fluxo de gente e muitos serviços”, explica Danilo de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. “Nossa função é oferecer ações culturais para que as pessoas aproveitem os intervalos no trabalho.”

Programação de abertura

A programação especial do fim de semana de inauguração do prédio, conta com atividades no Sesc, além de programação em locais como a Praça da República, entorno do Theatro Municipal, Praça do Patriarca e Largo do Paissandu. Entre os destaques, estão a a leitura dramática de textos de Nelson Rodrigues, por Fernanda Montenegro, no sábado (19), às 19h e domingo (20), às 16h.  Martinho da Vila recebe o rapper Rashid e os integrantes do Clube do Balanço, Tereza Gama e Marco Matolli. para o show “Martinho Rap Samba Rock, no domingo (20), às 17h.

Continua após a publicidade

Haverá ainda apresentações dos grupos Orquestra Mundana Refugi, no sábado (19), ás 14h, e performance do Balé da Cidade, às 16h

Clique aqui para conferir a programação completa do final de semana.

Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, ☎ 3350-6300. Terça a sábado, 9h às 21h; domingo, 9h às 18h. Grátis

Publicidade