Continua após publicidade

MPT notifica Globo por falta de atores negros no elenco de ‘Segundo Sol’

Entre outras ações, texto recomenda de que sejam feitas mudanças no roteiro e na produção da novela em nome da representação racial

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 Maio 2018, 18h27 - Publicado em 11 Maio 2018, 18h26
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

A repercussão da ausência de atores negros no elenco principal da novela Segundo Sol chamou atenção do Ministério Público do Trabalho. Nesta sexta-feira (11), o órgão enviou por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho uma notificação à Globo.

De acordo com esse parecer, a emissora não estaria representando a diversidade racial da Bahia, onde se passa o folhetim. O texto recomenda de que sejam feitas mudanças no roteiro e na produção para “assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira”.

Também foram sugeridas ações em outros setores, como a realização de um censo para levantamento do número de artistas, e jornalistas negros presentes nas produções globais, além da apresentação de um plano de ações para garantir a igualdade de oportunidades e remuneração.

se passa na Bahia não estaria observando o respeito à representatividade negra, violando inclusive normas de promoção da igualdade do estado do RJ e BA

A Globo tem dez dias para provar ao MP que tomou as medidas recomendadas à novela, e 45 dias para comprovar as outras treze recomendações. Em caso de descumprimento, o MPT pode firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, ou levar o caso à Justiça.

Continua após a publicidade

A Bahia lidera o ranking do IBGE em número de cidadãos negros – de acordo com o órgão, a população de Salvador é composta por 80% de pardos e negros. Dos mais de vinte integrantes do elenco principal, só três atores têm a pele escura (confira a lista completa aqui)

Depois da repercussão, a Globo admitiu em nota ter “uma representatividade menor do que gostaríamos” e que a representação seria discutida ao longo da novela. “O fato de se passar na Bahia, nos traz muitas oportunidades e, sem dúvida, reflexões sobre diversidade na sociedade”, diz um trecho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.