Avatar do usuário logado
Usuário

São Paulo recebe a II Fli Sampa, festival literário com autores nacionais e internacionais

O evento receberá os autores Conceição Evaristo e Valter Hugo Mãe, além de programação com feira de livros, palestras, saraus e outras atividades

Por Mirela Costa
19 ago 2025, 12h30 •
II-fli-sampa
Confira programação da segunda edição do Fli Sampa (Prefeitura Municipal de São Paulo/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Entre esta terça-feira (19) e sábado (23), o II Festival Internacional Literário de São Paulo, o Fli Sampa, chegará à capital paulista com programação gratuita e aberta aos amantes de literatura.

    Com atividades no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e na Biblioteca Mário de Andrade, o evento terá palestras, saraus, contação de história, cursos, espetáculos teatrais e musicais, além de uma feira literária com 30 editoras. 

    O festival reunirá estudantes, educadores, escritores, artistas, ilustradores e a comunidade interessada em ações de incentivo à literatura e formação de novos leitores.

    Conceição Evaristo e Pedro Bandeira

    Entre os destaques da II Fli Sampa está o bate-papo com a escritora mineira Conceição Evaristo no CCSP, na quinta-feira (21). A autora de clássicos como Ponciá Vivêncio (Pallas, 2003) e Olhos d’Água (Pallas, 2014) conversará com o público sobre memória, identidade e resistência.

    Outra presença confirmada é Pedro Bandeira, um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil nacional. Na sexta-feira (22), no CCSP, o escritor compartilhará sua trajetória e conversará com a plateia sobre leitura na infância. O festival também contará com personalidades internacionais da literatura, como o escritor português, Valter Hugo Mãe. 

    Continua após a publicidade

    Oficinas, saraus e exposições

    A programação conta ainda com oficinas de ilustração com André Neves e Ivo Minkovicius, além de ativações promovidas pela Revista Qualé e Revista Ciência Hoje. Os estudantes das Academias Estudantis de Letras (AEL) e de outros projetos literários das unidades também protagonizarão peças teatrais, slams, saraus e ações de acolhimento poético com o público presente.

    O festival também contará com três exposições: os 20 anos da Imprensa Jovem e da Academia Estudantil de Letras (AEL) serão festejados em uma mostra com objetos, materiais e adereços que marcaram essas histórias, juntamente com a exposição dos 30 anos do Memorial da Educação Municipal (MEM) e 45 anos da Biblioteca da SME.

    Programação nos CEUs

    Em ação inédita, nesta edição, todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs) contarão com programação relacionada à Fli Sampa. Crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos CEIs e CEMEIs também receberão contações de histórias voltadas para os bebês. Além disso, os CEUs receberão shows, peças teatrais e palestras com escritores, com destaque para o poeta Sérgio Vaz, que fará bate-papo em 8 CEUs, e para Cidinha da Silva, que estará presente em 9 unidades. 

    Continua após a publicidade

    O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). Confira a programação completa aqui

     

    Serviço

    Festival Internacional Literário de São Paulo — Fli Sampa. Data: 19 a 23 de agosto. Horário: 19 a 22 de agosto – 10h às 22h e 23 de agosto – 14h às 21h. Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República.

     

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês