O planetário com o novo e maior telescópio aberto ao público do Brasil

Equipamento está instalado no Polo Astronômico de Amparo, no interior de São Paulo

A duas horas de viagem de carro da capital, é possível se transportar para 384 000 quilômetros da Terra em uma única bisbilhotada. Não entendeu? Estamos falando do novo telescópio do Polo Astronômico de Amparo, que fica a 120 quilômetros de São Paulo.

O equipamento, instalado em julho no local, oferece a oportunidade de um olhar detalhado sobre as crateras da Lua. Além do satélite terráqueo, é possível ver também planetas, como o maior corpo estrelar do nosso Sistema Solar, Júpiter, o vermelho Marte, Saturno e seus anéis, e a estrela mais brilhante no céu, Vênus. Em noites de céu limpo e sem luar, é possível ver objetos fora do Sistema Solar.

No local, os visitantes encontram um telescópio do tipo refletor (que usa espelhos e lentes), com 650 milímetros de diâmetro. O equipamento é o maior do tipo no país aberto ao público. Outros dois, localizados em Minas Gerais e em Pernambuco, superam o paulista, mas são usados exclusivamente para pesquisas.

As sessões são realizadas sempre aos sábados, das 18h às 22h (dependendo das condições climáticas). Além da atração destaque, o Polo também possui outros três telescópios refletores, instrumentos para observação solar, além de um planetário que conta com imagens digitalizadas de corpos celestes.

Os ingressos custam 30 reais. A 14 quilômetros da cidade de Amparo e 1 000 metros de altura do mar, o Polo é beneficiado por uma lei municipal que determinou que seu arredor é um sítio para observações astronômicas, ou seja, são proibidas construções com iluminação direta por perto.

Polo Astronômico de Amparo. Rodovia Benevenuto Moretto, Km 29, Bairro do Sertãozinho, Amparo (SP), ☎(19) 3326-8264. Sábado, 18h às 22h. R$30,00.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s