Continua após publicidade

Pinacoteca muda nome para “Pina” e transforma identidade visual

Nome carinhoso reflete o propósito de aproximação do público com a instituição

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h21 - Publicado em 27 jan 2016, 11h36
Pinacoteca: um dos museus mais queridos dos paulistanos
Pinacoteca: um dos museus mais queridos dos paulistanos (Veja São Paulo/)
Continua após publicidade

Na comemoração dos seus 110 anos de existência, a Pinacoteca vem sofrendo algumas reformulações. A mais dramática talvez tenha sido a mudança de nome: antes intitulada Pinacoteca do Estado de São Paulo, passa a ser chamada “Pina”, nome carinhoso que já era usado por artistas, curadores e outras pessoas do cenário da arte. A ação reflete o desejo da institutição de se aproximar cada vez mais do público;

+ 10 motivos para visitar a Pinacoteca

Com a mudança, a identidade visual da institutição também foi transformada. Veja abaixo a mudança do logo:

Pinacoteca_logo antigo
Pinacoteca_logo antigo ()
Continua após a publicidade
Pinacoteca_logo novo

Pinacoteca_logo novo

Foi incorporado um underline ao final da palavra, como referência clara à internet. Enquanto a Pinacoteca virou “Pina_Luz” a Estação Pinacoteca foi transformada em “Pina_Estação”.

+ Pinacoteca exibe coleção desde os anos 1980

Continua após a publicidade

Alguns internautas chegaram a dizer que a identidade visual é, na verdade, um plágio daquela utilizada na cidade do Porto (Portugal). De acordo com a designer Anna Turra, porém, a situação não se encaixa em plágio: “O uso de tipografia singela e aliado a símbolos ilustrativos com construção geométrica não é invenção da roda”, explica ela.

Há exemplos bem sucedidos do estilo desde os anos 60. Alguns fatores, porém, colaboram para pensar em, no mínimo, inspiração: “A identidade da cidade do Porto teve bastante visibilidade na ocasião do lançamento, o qual ocorreu pouco antes da Pinacoteca e F/Nazca Saatchi & Saatchi começarem a trabalhar para a nova identidade”, conta a designer. Veja a seguir a comparação entre as identidades:

12646792_10205824908206206_26649223363738537_o
12646792_10205824908206206_26649223363738537_o ()
Continua após a publicidade

Outra mudança diz respeito ao serviço do museu: agora, ele abre às segundas e passa a fechar às terças.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.