Pinacoteca muda nome para “Pina” e transforma identidade visual
Nome carinhoso reflete o propósito de aproximação do público com a instituição
Na comemoração dos seus 110 anos de existência, a Pinacoteca vem sofrendo algumas reformulações. A mais dramática talvez tenha sido a mudança de nome: antes intitulada Pinacoteca do Estado de São Paulo, passa a ser chamada “Pina”, nome carinhoso que já era usado por artistas, curadores e outras pessoas do cenário da arte. A ação reflete o desejo da institutição de se aproximar cada vez mais do público;
+ 10 motivos para visitar a Pinacoteca
Com a mudança, a identidade visual da institutição também foi transformada. Veja abaixo a mudança do logo:
Foi incorporado um underline ao final da palavra, como referência clara à internet. Enquanto a Pinacoteca virou “Pina_Luz” a Estação Pinacoteca foi transformada em “Pina_Estação”.
+ Pinacoteca exibe coleção desde os anos 1980
Alguns internautas chegaram a dizer que a identidade visual é, na verdade, um plágio daquela utilizada na cidade do Porto (Portugal). De acordo com a designer Anna Turra, porém, a situação não se encaixa em plágio: “O uso de tipografia singela e aliado a símbolos ilustrativos com construção geométrica não é invenção da roda”, explica ela.
Há exemplos bem sucedidos do estilo desde os anos 60. Alguns fatores, porém, colaboram para pensar em, no mínimo, inspiração: “A identidade da cidade do Porto teve bastante visibilidade na ocasião do lançamento, o qual ocorreu pouco antes da Pinacoteca e F/Nazca Saatchi & Saatchi começarem a trabalhar para a nova identidade”, conta a designer. Veja a seguir a comparação entre as identidades:
Outra mudança diz respeito ao serviço do museu: agora, ele abre às segundas e passa a fechar às terças.