Passeio a pé pelo centro destaca pontos de influência feminina

Com duração de duas horas, a caminhada terá a participação de até 25 interessados

O centro da capital é repleto de marcos históricos, o Teatro Municipal, o Edifício Copan e o Martinelli. Estão por trás dessas obras: Cláudio Rossi, Oscar Niemayer e Willian Fillinger, respectivamente. Eles ficaram marcados na história da cidade, mas e as mulheres que também fizeram parte do desenvolvimento paulistano? Onde estão os lugares que contaram com a influência de personalidades femininas?

Foram indagações como essas que motivaram a ONG SampaPé e o Grupo São Paulo Por Elas a organizar um programa diferente na região. O Passeio a Pé – Elas na Cidade terá duração de duas horas e vai acontecer neste sábado (17), às 15 horas.

Com um roteiro que começa na estação São Bento do Metrô e termina na esquina da Avenida São João com a Ipiranga, o programa tem como objetivo conhecer os lugares ligados a personalidades femininas no centro, focando não somente nas arquitetas, mas também em artistas. Os participantes serão acompanhados por duas guias, que irão contar a história dos locais. As calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, o salão onde ocorreu a primeira exposição de Anita Malfatti e a Galeria do Reggae são algumas das paradas. O ingresso do passeio custa 35 reais. Os grupos podem incluir até 25 integrantes.

“A cidade é muito desigual para as mulheres. Nós caminhamos mais que os homens, mas enfrentamos mais dificuldades nos nossos trajetos, andamos inseguras”, diz Ana Carolina Nunes, jornalista e uma das diretoras da ONG SampaPé. Ela explicou a importância de realizar um projeto que aborda o papel da mulher em São Paulo. “A história da cidade muitas vezes é contada pelos homens falando sobre os homens. Queremos mostrar outro ponto de vista.”

Galeria Presidente, ou Galeria do Reggae: projetada por Ermanno Siffredi e Maria Bardell, é um dos destinos

Galeria Presidente, ou Galeria do Reggae: projetada por Ermanno Siffredi e Maria Bardell, é um dos destinos (Thiago da Silva/Pinterest/Divulgação)

Além do papel de conscientização feminina, o roteiro faz parte do conjunto de passeios que são realizados mensalmente pela ONG SampaPé. A instituição realiza os programas desde 2012, com o objetivo de convidar as pessoas a conhecer a cidade caminhando. “Precisamos reconectar as pessoas à metrópole, assim, passam a respeitar mais o espaço onde vivem ”, diz Ana.

Já o Grupo São Paulo Por Elas foi idealizado pelo Grupo de Trabalho Mulheres na Arquitetura, do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fiam Famm. As estudantes coletam informações sobre obras projetadas por mulheres, montando uma base de dados.

SERVIÇO

Passeio a Pé – Elas na Cidade

Quando: Sábado, 17 de março, às 15 horas

Duração: 2 horas

Onde: Estação São Bento do Metrô – saída pelo Vale do Anhangabaú

Valor: 35 reais

Reserva de ingressos: www.eventbrite.com

Mais informações: contato@sampape.org

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s