Continua após publicidade

Parque Ibirapuera tem programação socioambiental gratuita em maio

Caminhadas guiadas, observação de pássaros e oficinas estão entre as atividades

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 Maio 2024, 12h27 - Publicado em 6 Maio 2024, 12h06

O Parque Ibirapuera, na Zona Sul da capital paulista, promove diversas atividades socioambientais gratuitas no mês de maio, como caminhadas guiadas e observação de pássaros, voltadas para todos os públicos.

A Urbia, concessionária responsável pelo parque, desenvolveu essa programação especial para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, o Dia Mundial da Reciclagem e o Dia Nacional do Pau-Brasil.

Confira a programação especial do Parque Ibirapuera no mês de maio

Passarinhada (Birdwatching) – Global Big Day
No dia 11 de maio, às 7h30, acontece a Passarinhada, ou Birdwatching, como é conhecida em inglês – o encontro é realizado para observação de aves. O Parque Ibirapuera participa do Global Big Day, maior evento de observação de aves do mundo. Uma boa opção é levar um binóculo para aproveitar melhor a atividade, conduzida pelo professor Pedro Cristales. Os participantes aprenderão a identificar espécies e conhecerão mais sobre a avifauna do espaço.

Não é necessário se inscrever. Basta se direcionar ao Portão 10, ponto de encontro da atividade, na data do evento. As informações de observação de aves são compartilhadas pelos participantes por meio de website ou aplicativo da eBird.org.

Estação Biodiversidade – Mata Atlântica: O Bioma que Habitamos
Nos dias 25 e 26 e de maio, das 14h às 17h, acontece a Estação Biodiversidade – Mata Atlântica: O Bioma que Habitamos, para que os participantes desenvolvam bate-papos e reflexões, além de produzirem trabalhos manuais sobre os temas abordados.

Continua após a publicidade

A estação estará em um novo local, à sombra de um Pau-Brasil, na Praça da Paz, próximo à Ponte de Ferro. A equipe educativa receberá crianças, jovens e adultos com coleções didáticas de folhas, madeiras, frutos de algumas espécies da Mata Atlântica e que são encontradas no Ibirapuera, como: ibiratinga, cedro, jequitibá, mulungu, entre outros.

Não é necessário se inscrever. Caso chova, o evento será realizado na Serraria do Parque.

Circuito Temático Ambiental: A Biodiversidade no Coração de São Paulo
Em homenagem ao Dia Nacional da Mata Atlântica, acontece o Circuito Temático Ambiental: A Biodiversidade no Coração de São Paulo, no dia 26 de maio, às 10h. A caminhada conta com paradas estratégicas nas quais serão apresentadas algumas aves, espécies botânicas e ecossistemas que pairam pelas paisagens do parque. Participantes devem usar roupas confortáveis, tênis ou sapatos fechados, além de protetor solar, repelente e garrafinha d’água.

Não há necessidade de inscrição, porém, as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

Sextou no Ibira: Visita à Central de Reciclagem
Nos dias 17 e 31 de maio, às 14h30, os visitantes poderão conhecer a Central de Reciclagem do Parque Ibirapuera, em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem. O espaço recebe 100% dos resíduos produzidos pela visitação do parque, além de ser um espaço educativo equipado com horta, jogo, painéis e infográficos.

Não é necessário se inscrever, porém, o número de pessoas dentro da Central é limitado e a visita será organizada por ordem de chegada. O ponto de encontro da atividade será no Portão 4.

Sextou no Ibira: Investigadores da Natureza
Nos dias 10 e 24 de maio, às 14h30, na área de piquenique, os participantes poderão conhecer ainda mais o Ibirapuera com a atividade Investigadores da Natureza a partir dos acervos do parque, incluindo curiosidades da fauna, flora e do patrimônio.

A atividade dura cerca de 90 minutos e não precisa realizar inscrição. O ponto de encontro será no Portão 4.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.