Continua após publicidade

As chances dos principais indicados ao Oscar

Gráfico interativo mostra, semana a semana, a corrida pelas estatuetas douradas do prêmio mais importante do cinema americano

Por Tiago Faria e Renata Aguiar
Atualizado em 5 dez 2016, 16h25 - Publicado em 15 jan 2013, 19h08

https://vejasp1.abrilm.com.br/flash/chance-oscar-2013.swf?29jan

A disputa começou: faltando pouco mais de um mês para a 85ª cerimônia do Oscar, marcada para 24 de fevereiro, os cinéfilos que adoram fazer apostas para o prêmio mais importante do cinema americano estão divididos entre dois concorrentes: o drama biográfico Lincoln, de Steven Spielberg, e o thriller Argo, de Ben Affleck. Quem vai levar a estatueta mais cobiçada?

Lincoln tem a seu favor a quantidade de indicações – foram 12, no total. Já o ótimo Argo, querido tanto pelo público quanto pela crítica, deu sinais de força ao superar o concorrente no Globo de Ouro, no domingo (13), e nas premiações dos sindicatos dos atores e produtores de Hollywood. Ponto negativo: Affleck não foi lembrado em uma das principais categorias, a de melhor diretor.

Até o anúncio dos vencedores, esse cenário pode mudar – e completamente. Os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm até 19 de fevereiro para votar nos seus preferidos. Isso significa que concorrentes de fôlego como Os Miseráveis, A Hora mais Escura e Django Livre talvez ganhem músculos nesse meio-tempo – ou, em uma hipótese menos animadora, sairão completamente do radar dos apostadores.

Para ninguém se perder nessa corrida, o infográfico acima medirá, semana a semana, as tendências da temporada pré-Oscar para as quatro categorias mais disputadas: melhor filme, diretor, ator e atriz. Pesam neste termômetro os prêmios de crítica e de associações cinematográficas, a força das campanhas de marketing e as torcidas na imprensa norte-americana. Os mais cotados aparecem com mais destaque, à frente dos outros competidores. Deslize o mouse na tela para ver as chances de cada um.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.