Continua após publicidade

6 livrarias de rua para um passeio literário em SP

Confira uma lista com opções de curadoria diversas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 jan 2024, 23h46 - Publicado em 30 dez 2023, 09h50
Novidade no Bom Retiro: Agatha Kim e Yara Hwang abrem livraria de rua com foco em imigrantes
Novidade no Bom Retiro: Agatha Kim e Yara Hwang abrem livraria de rua com foco em imigrantes (Nathalie Artaxo/Divulgação)
Continua após publicidade

Os paulistanos e turistas amantes da literatura podem garantir um bom passeio pelas livrarias de rua que se espalham pela cidade. São diversas as opções de locais com acervos diferenciados, com foco em literatura feminina, LGBTQIA+ e  infantil, por exemplo. Confira seis livrarias que, além de um ambiente agradável, oferecem livros para todos os gostos. 

Livraria Gato Sem Rabo

gato-sem-rabo-livros
Livraria Gato Sem Rabo (Instagram/Reprodução)

Com uma curadoria especializada em literatura feita por mulheres, a Gato Sem Rabo fica na Vila Buarque, na região central. A fachada azul, as poltronas, bancos e um grande sofá convidam os leitores a passarem uma tarde garimpando entre os títulos disponíveis, entre eles clássicos de autoras nacionais e estrangeiras e obras contemporâneas. A livraria também conta com uma programação de rodas de leitura e oficinas mensal, que é possível conferir no Instagram. Depois da visita, aos fins de semana, dá para caminhar no Minhocão, que fica acima da livraria. Neste fim de ano, a loja fechará no dia 24 de dezembro. Mas voltará no horário normal nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. 

Livraria Gato Sem Rabo, Rua Amaral Gurgel, 352, Vila Buarque. De terça a domingo, das 11h às 17h. Sábado das 11h às 18h. @gato.sem.rabo

+ Conheça as coleções escondidas que guardam livros raros em São Paulo

Continua após a publicidade

Livraria Aigo

Aigo, nova livraria no Bom Retiro.
Aigo, nova livraria no Bom Retiro. (Nathalie Artaxo/Divulgação)

Localizada no Centro Comercial do Bom Retiro, a Aigo tem uma curadoria especializada em livros que celebram comunidades imigrantes. Nas estantes, estão títulos em português e nas línguas originais das publicações. No perfil no Instagram, a equipe da livraria ainda dá dicas de locais para visitar no entorno da loja. No fim de ano, a Aigo estará fechada entre 31 de dezembro e 4 de janeiro. No dia 30, a livraria terá horário reduzido, funcionando das 10h às 16h.

Livraria Aigo, Rua Ribeiro de Lima, 453, Centro Comercial do Bom Retiro (loja 43). De terça a sexta, das 10h às 18h (segunda fecha). Sábado e domingo, das 10h às 16h. @aigolivros.

Continua após a publicidade

Livraria Pulsa

Com um acervo modesto, mas muito especializado, a livraria se dedica a títulos escritos por pessoas LGBTQIA+. A loja, que agora está itinerante, ainda conta com uma programação de clube de leitura disponível no Instagram @livrariapulsa. Na rede social, os interessados podem conferir a localização atualizada da livraria itinerante. 

+ Novo zoológico e parque de aventura: atrações para as férias de verão

Livraria Ponta de Lança

livraria-ponta-de-lanca-1-1-910×606
Livraria Ponta de Lança (Gabriel Oliveira/Ponta de Lança/Divulgação)

Para quem gosta de um bom sebo, a Ponta de Lança é uma livraria que oferece títulos raros e semi-novos, além de exemplares novos. O ambiente com móveis de madeira, mesas, cadeiras e poltronas propícia a conversa entre as milhares de obras disponíveis. Por conta dos feriados, a livraria terá um horário de funcionamento especial. Até o dia 31, o local fica aberto das 9h às 21h.

Livraria Ponta de Lança, Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília. Terça a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 10h às 18h. @livrariapontadelanca

Miúda

MIUDA – Cred Tereza Grimaldi (4).jpg
Fachada da livraria Miúda, na Pompeia. (Tereza Grimaldi/Divulgação)

Um passeio literário para a família inteira é a Livraria Miúda, na Pompéia. O local oferece um ambiente lúdico com paredes coloridas, estantes baixas para as crianças e uma programação cultural. As obras são voltadas para o público infantil e reúnem títulos de mais de 100 editoras do país. A Miúda fechará do dia 24 de dezembro até o dia 8 de janeiro. 

Livraria Miúda, Rua Coronel Melo de Oliveira, 766, Pompéia. Terça a sexta das 11h às 19h. Sábado das 10h às 17h. 

+ Biblioteca digital de SP tem empréstimos recorde e acervo diverso

Continua após a publicidade

Livraria Eiffel 

Livraria Eiffel: títulos sobre arquitetura
Livraria Eiffel: títulos sobre arquitetura (Autumn Sonnichsen/Divulgação)

Localizada em um dos prédios mais icônicos da cidade, o Edifício Eiffel, a livraria tem uma curadoria especializada em obras de arquitetura, urbanismo, design e paisagismo. São milhares de títulos, entre eles importados, nacionais, lançamentos e obras raras. A loja fica fechada entre os dias 24 e 25 de dezembro e entra em recesso de 30 de dezembro a 2 de janeiro.

Livraria Eiffel, Praça da República, 180, República. Segunda a sábado das 11h às 19h. @livrariaeiffel.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.