O novo complexo gastronômico do Light e 12 experiências únicas em shoppings
Entre os 54 shoppings da capital, selecionamos nove deles que trazem boas novas do consumo, do entretenimento e da gastronomia
Paulistano adora um shopping. A paixão começou a florescer quando o Iguatemi, considerado o primeiro do gênero da América Latina, foi aberto, em 1966, em um terreno da família Matarazzo. Hoje, há 54 centros de compra em todos os cantos da capital. Integram o mercado nacional, que, mesmo com a pandemia, faturou 128,8 bilhões de reais em 2020, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers. E, embora a maioria deles tenha muitas semelhanças entre si (e as mesmas lojas de sempre), algumas marcas e atrações exclusivas se destacam nos corredores. Confira uma seleção de novidades únicas nesta e nas próximas páginas.
COMPLEXO GASTRONÔMICO E VISTA DO CENTRO
Quem caminha pelo Edifício Alexandre Mackenzie, que abriga o Shopping Light, no Anhangabaú, nem imagina a novidade escondida na cobertura do prédio tombado, inaugurado em 1929 e projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. O terraço da construção passou por uma reforma durante sete meses e, desde 21 de outubro, hospeda o Priceless, conjunto de bar, restaurante e mirante do centro histórico.
Por trás da empreitada está a empresa Mastercard em parceria com a agência de turismo e eventos Bem São Paulo e o chef que comanda a cozinha, o paraibano Onildo Rocha. A experiência começa na entrada: com acesso exclusivo pelo mal-ajambrado estacionamento no subsolo do shopping — onde é necessário mostrar comprovante de vacinação ou teste PCR negativo —, uma porta dupla de madeira envolta em cilindros iluminados serve como uma espécie de portal para os três elevadores revitalizados da década de 20. Eles transportam o cliente, acompanhado por um host, que opera a trava manual do elevador, até o rooftop, dividido em três áreas distintas. De um lado, está o bar-restaurante Abaru, que possui teto e paredes decoradas com lâminas de acrílico laranja-avermelhadas, que parecem eternizar um pôr do sol na sala. Com opções à la carte, o local tem capacidade para 100 pessoas. Do outro lado, fica o restaurante Notiê, que acomoda até cinquenta pessoas. O teto estampa um painel com o rosto de uma mulher nordestina feito pela cenógrafa e diretora de arte Patrícia Sobral. São duas opções de menu no Notiê, de dez e catorze etapas, por R$ 390,00 e R$ 475,00 (leia a crítica do restaurante aqui).
Planejada em temporadas, a decoração, assim como o cardápio, será renovada de quatro a seis meses, representando uma região do Brasil por vez, a começar pelo sertão. A área externa, uma extensão do bar chamada Botâma, acomoda sessenta pessoas sentadas e oferece vista privilegiada para o Teatro Municipal, o Vale do Anhangabaú e os edifícios Matarazzo, Altino Arantes (o Farol Santander, antigo Banespão) e Martinelli. Com mesas cercadas por várias plantas, é possível provar o mesmo cardápio do Abaru nesse ambiente. Fechado ao público, há ainda um espaço para eventos, disponível para aluguel. A entrada fica na Rua Formosa, 157, mas pode ser acessada pelo shopping descendo ao subsolo e trocando de elevador. A visita ao terraço é livre, mas apenas clientes Mastercard podem fazer reservas pelo site. ☎ 4700-2551. → priceless.com.
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VERSÃO DO MERCADO FINO
Fundado em 1993, na Avenida Cidade Jardim, o supermercado de luxo Empório Santa Maria, atualmente parte do grupo St. Marche, abriu a segunda unidade 28 anos depois da inauguração. Ocupa, desde outubro, parte do térreo do MorumbiShopping. O novo espaço do Brooklin tem 1000 metros quadrados e portfólio idêntico ao da loja de rua — são mais de 10 000 itens. Além da mercearia, o local tem uma padaria artesanal, confeitaria, açougue, hortifrúti, floricultura e rotisseria. Conta também com wine bar e uma adega com mais de 1 000 rótulos e sommeliers à disposição. Há, ainda, um restaurante japonês comandado pelo chef Renato Suzuki, com receitas de pescados, carne wagyu e foie gras. ☎ 4933-2841. → emporiosantamaria.com.br.
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PIT-STOP OFICIAL PARA FÃS DE VELOCIDADE
Diminuta, a loja Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021 é o primeiro estabelecimento oficial do evento de corrida na cidade, aberto no térreo do Shopping Market Place, na Zona Sul, em parceria com a organizadora da prova, a MC Brazil Motorsport. O espaço, simples, foi montado para a retirada de ingressos e venda de produtos, incluindo bonés, camisetas, jaquetas das equipes e miniaturas de capacetes e carros. Custam de R$ 199,90 a R$ 999,90. O estabelecimento é temporário e fica ali só até o dia 31. ☎ 3048-7000. → f1saopaulo.com.br.
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MANEQUINS COMO OBRA DE ARTE
Herdeira da rede de moda feminina Guaraná Brasil, a estilista Anna Carolina Bassi ganhou um espaço próprio com seu nome, Carol Bassi, no Shopping Cidade Jardim. São 940 metros quadrados projetados por Marcelo Passareli, onde ela expõe peças próprias de vestuário feminino. Em arcos, os manequins ficam em destaque quase como se fossem obras de arte e os looks são organizados por cor.
A loja conceito tem quiosques de marcas convidadas, um café Healthy Bites nos fundos e reserva uma área para o escritório e showroom da fundadora, responsável pela curadoria dos produtos — todos de origem nacional, como as lingeries de Miss Victtoria e as bijuterias de luxo de Nádia Gimenes. ☎ 99275-2498. → cjfashion.com.
PISANTES PERSONALIZADOS E CATÁLOGO DE ATRIZ
Pares de tênis que variam de 1 500 a 4 000 reais estão à venda na Golden Goose (☎ 3152-6108), grife italiana que funciona há menos de um mês no térreo do JK Iguatemi. Essa é a marca que, em 2018, viralizou com o modelo feito com remendos e sujeira direto da fábrica, no estilo “encardido”, amado por alguns estilistas. Mas as versões mais glamorosas, limpinhas e enfeitadas com metais e brilhos são destaque na nova unidade de 102 metros quadrados, inspirados no visual da sede, em Veneza.
Próximo à vitrine, um balcão serve de espaço para o serviço de personalização, onde os calçados podem ser turbinados com pingentes, cristais e desenhos, tudo feito pelo sneaker maker ao valor fixo de 560 reais — para essa opção, o par precisa ter sido comprado no próprio local.
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O shopping tem mais novidades, entre elas a abertura da Misha (☎ 97205-0030), que vende acessórios de pedras naturais da influenciadora Mica Rocha, e a Shop Ginger (☎ 97409-7790), loja temporária da atriz Marina Ruy Barbosa, aberta até fevereiro de 2022 com catálogo de malhas, vestidos e peças de alfaiataria.→ iguatemi.com.br.
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CAVIAR SÓ NO PRATO
Não é a primeira vez que uma marca de caviar tenta se estabelecer na capital. Em 2011, a francesa Petrossian abriu as portas no Cidade Jardim, mas a loja não vingou. No 3º andar do CJ Shops, nos Jardins,da mesma rede de shoppings, agora a Caviar Kaspia terá a primeira filial paulistana nos Jardins. As latinhas de ovas não estarão disponíveis, ao menos por enquanto. Mas o público encontrará um restaurante dedicado à iguaria e pratos como batatas recheadas com ovas de salmão, peixes defumados, massas, risotos…
Fundada em 1927 na capital francesa, a marca trouxe a equipe do endereço de Paris para treinar o novo time e espera inaugurar o espaço em janeiro. No dia 15 de dezembro, o centro de compras também planeja a abertura da primeira Dior Homme da América Latina, versão masculina da grife francesa. O empório de bebidas APTK deve subir as portas no dia seguinte (leia mais na pág. 33). ☎ 3198-8200. → caviarkaspia.com.
MEGALOJA DE BASQUETE
A principal liga de basquete do planeta inaugurou, em 29 de novembro, a NBA Arena Store, maior loja da marca na América Latina, no 2º piso do Morumbi Town, na Vila Andrade. No espaço, de 1500 metros quadrados, os amantes do esporte encontram exposições de peças icônicas, como uma camisa do Chicago Bulls autografada por Michael Jordan e o Troféu Larry O’Brien.
Há 2 000 itens licenciados à venda, como tênis (de R$ 314,99 a R$ 1 069,99), regatas (de R$ 434,99 a R$ 2519,99) e bolas (de R$ 104,99 a R$ 499,90). Com medidas oficiais, uma quadra está disponível para locação, incluindo vestiários, máquinas de arremesso e terraço com bar e telão para assistir a jogos. A megaloja também será sede de uma unidade da NBA Basketball School, programa de aulas de basquete para jovens de até 18 anos. ☎ 97297- 1142. → nbastorearena.com.
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DO MUNDO DIGITAL PARA O FÍSICO
A pandemia fez com que as vendas on-line disparassem, mas ainda há quem não abra mão de conferir os produtos ao vivo. A proposta da Trama Lab, projeto da brMalls, é reunir em uma só loja física marcas nacionais e sustentáveis que nasceram no mundo digital — e estão chamando atenção.
O estabelecimento fica no 2º piso do Shopping VillaLobos, no Alto de Pinheiros, e no momento expõe 35 grifes, a maioria de peças de vestuário, acessórios e cosméticos, que passam quatro meses nas araras e prateleiras. A loja também conta com mesas e um café da Casa Ledux Pâtisserie para uma pausa nas compras. ☎ 97625-4343. → shoptramalab.com.br.
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RESTAURANTE DE ANIMAÇÃO
Com abertura prevista para janeiro de 2022 no Shopping Metrô Santa Cruz, na Vila Mariana, o restaurante Katon será dedicado ao universo dos animes, os desenhos animados japoneses. Com espaço para oitenta pessoas, os 180 metros quadrados serão ocupados por mesas comunitárias, cabines com quatro lugares e uma sala secreta de nove assentos. Além da decoração temática, de luzes neon e figuras de ação, o menu será inspirado em receitas retratadas nas séries, como o lámen, os baos e o domburi, prato de carne ou vegetais servidos em cima do arroz. → shoppingmetro.com.br.
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Publicado em VEJA São Paulo de 15 de dezembro de 2021, edição nº 2768