Continua após publicidade

Nova mostra da Pinacoteca terá obras de Andy Warhol e Edward Hopper

Exposição internacional com 78 artistas norte-americanos terá gravuras, pinturas e fotografias que retratam aspectos da vida urbana

Por Humberto Abdo
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h42 - Publicado em 5 ago 2022, 06h00
Imagem exibe quadro colorido nas cores vermelho, azul, rosa e amarelo com traços de um rosto no centro.
I Am Somebody (1969), de Gerald Williams: homenagem a poema escrito pelo pastor batista William Holmes Borders. (John Lusis/Courtesy of the artist and Kavi Grupta, Chicago/Divulgação)
Continua após publicidade

Com 150 pinturas e fotografias trazidas de dezesseis instituições culturais, a Pinacoteca de São Paulo inaugura em 27 de agosto sua primeira exposição internacional desde o início da pandemia. Com o título Pelas Ruas: Vida Moderna e Experiências Urbanas na Arte dos Estados Unidos (1893-1976), a mostra recebe trabalhos de americanos como Andy Warhol, Edward Hopper, Charles White, Emma Amos e Gordon Parks — no total, serão 78 artistas.

“Será um panorama da arte dos Estados Unidos além dos nomes mais conhecidos, com uma gama mais ampla, que inclui repertório de afro-americanos e Fritz Scholder, um indígena da década de 70”, adianta a curadora chefe Valéria Piccoli.

Todo o fio narrativo, segundo ela, será baseado na modernidade e na vida na cidade, com imagens que traduzem o significado de urbanismo americano, seja com arranha-céus, trabalhadores ou espaços que representam a sensação de movimento ou solidão. “E a parte final destaca as causas raciais, algo que não poderíamos ignorar.”

Obras de teor político, que exploram o espaço urbano como palco para manifestações, fazem parte dessa curadoria. Todas datam de 1893 — ano da Exposição Universal, em Chicago, evento que marca a primeira vez que o Brasil se apresenta internacionalmente como um país republicano e alinhado com os valores políticos dos Estados Unidos — até 1976, celebração do bicentenário da independência americana.

LEIA MAIS | Sampa Sky dobra de tamanho e terá novos mirantes com vista panorâmica

Farão parte desta seleção o óleo sobre tela Dawn in Pennsylvania (1942), de Hopper; a pintura Eva the Babysitter (1973), de Ammos, que toca em temas como racismo e sexismo; e uma serigrafia em papel de 1965, assinada por Warhol, que aborda um episódio de violência policial ocorrido no estado do Alabama.

Continua após a publicidade

Praça da Luz, 2, Bom Retiro, ☎ 3324-1000. ♿ Quarta a segunda, 10h/18h. R$ 20,00 (grátis aos sábados). pinacoteca.org.br

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

Menino negro com camisa branca e calça marrom posa sentado em pintura.
Sylvester (1914): realismo americano pelo olhar de Robert Henri. (©Terra Foundation for American Art, Chicago/Divulgação)
Pintura destaca duas mulheres em sacada.
Angel’s Flight (1931): uma das vistas urbanas criadas por Millard Sheets em início de carreira. (©Millard Sheets Estate/©Museum Associates/Lacma/Divulgação)
Mulheres de vestido aparecem reunidas em quadro.
Salem Willows (1904 ), de Maurice Brazil Prendergast : representações do tumulto e frenesi urbanos. (© Terra Foundation for American Art, Chicago/Divulgação)
Menina de cabelo curto com roupa rosa e fundo colorido aparece em pintura.
Pepita (1917), de Robert Henri: produzida em Santa Fé, onde o artista teve contato com a cultura de americanos nativos. (© Museum Associates/Lacma/Divulgação)
Imagem exibe quadro colorido nas cores vermelho, azul, rosa e amarelo com traços de um rosto no centro.
I Am Somebody (1969), de Gerald Williams: homenagem a poema escrito pelo pastor batista William Holmes Borders. (John Lusis/Courtesy of the artist and Kavi Grupta, Chicago/Divulgação)

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 10 de agosto de 2022, edição nº 2801

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.