São Paulo ganha novo espaço permanente dedicado ao universo circense
Área no Parque da Juventude, onde antigamente funcionou o presídio do Carandiru, vai abrigar o 'Mundo do Circo'
Uma área de 13 000 metros quadrados no Parque da Juventude, onde antigamente funcionou o presídio do Carandiru, vai abrigar o Mundo do Circo a partir de terça-feira (20).
+ “Ter conhecido a Cracolândia foi transformador”, diz Letícia Colin
O espaço será uma estrutura permanente com mostras, apresentações, cursos e oficinas das artes circenses. “Será como entrar em uma dimensão paralela onde tudo é circo”, diz Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa, pasta responsável pelo projeto, que terá uma agenda de atrações ao longo do ano.
A ideia da secretaria é ajudar os profissionais e companhias do setor. “Em quatro anos, fizemos várias reuniões com associações circenses. Para os circos itinerantes, o alto custo do aluguel de terrenos os afastava para o interior. No caso dos artistas, falta infraestrutura para se apresentar em teatros, além de cursos de formação”, afirma Sá Leitão.
O Mundo do Circo terá espaços para os itinerantes e profissionais independentes. Vai profissionalizar artistas em aulas, workshops e palestras previstas para começar em janeiro. Por meio de inscrições, cada circo terá direito a aproximadamente dois meses de apresentações nas lonas ou no picadeiro a céu aberto.
Com capacidade para até 3 000 pessoas, o complexo terá programação inaugural com exposição sobre a história do circo e shows em dezembro — de palhaços ao globo da morte, em horários de dia e à noite. Com curadoria de Hugo Possolo, participam nomes como Circo Spacial (em 20/12, às 16h), Kabaré da CiaK (23/12, às 19h30) e Teatro Mágico (23/12, 21h).
Não é necessário retirar ingresso. Após a abertura, a agenda do ano terá atrações com ingressos a preços populares. Em janeiro, o espaço terá programação especial de férias e na semana de aniversário da cidade, entre 24 e 30 de janeiro, vai abrigar o Festival de Circo SP.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.