Sete razões para visitar o Salão do Automóvel

Em novo local, o evento terá 120 expositores; expectativa de público é de 750 000 visitantes

O Salão do Automóvel estreou em 1960, no Ibirapuera. Uma de suas vedetes era a simpática Romi-Isetta. O primeiro veículo produzido no Brasil, ela tinha somente uma porta frontal e capacidade apenas para um motorista e um passageiro. O evento virou um hit de público desde o início e permaneceu no parque por dez anos. Na década seguinte, foi transferido para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte, e nunca saiu de lá — até agora.

A edição que começa nesta quinta, 10, acontecerá, pela primeira vez em 46 anos, fora dali. O novo endereço é o São Paulo Expo, na Zona Sul. Inaugurado em abril, o espaço tem uma infraestrutura melhor, com “luxos” como ar-condicionado. É maior que seu antecessor. Com isso, abrigará 120 expositores, 36 mais que na feira anterior.

A pista de test-drive também lucrou com a mudança, quase triplicando de tamanho (serão 20 000 metros quadrados). O festival dos carrões, com ingressos entre 40 e 95 reais, fica em cartaz por dez dias. A empresa responsável, a Reed Exhibitions, gastou 30 milhões de reais na organização. “Pretendemos atrair cerca de 750 000 visitantes”, diz Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da companhia.

+ Edgard Corona criou a maior rede de academias da América Latina

Confira a seguir algumas de suas maiores atrações.

Lançamentos

Entre os principais estão o Levante, o primeiro SUV da Maserati (deve custar cerca de 700 000 reais), o esportivo R8 Coupé V10 plus, da Audi (com preço de mais de 1 milhão de reais), e o Creta, SUV compacto da Hyundai, que será fabricado em Piracicaba, no interior paulista (ainda sem preço divulgado).

Espaço dos sonhos

Um recinto especial reunirá bólidos de marcas como Ferrari, Maserati, Lamborghini e Lexus (com modelos que podem ultrapassar 2 milhões de reais). Também será exposto no local o sedã elétrico Model S, da americana Tesla, que custa cerca de 785 000 reais.

Test-drive com emoção

A pista para experimentar os possantes terá um simulador da Land Rover, com obstáculos que imitam trilhas off-road, túnel escuro e subidas e descidas íngremes. A Peugeot terá provas de slalon e haverá testes com modelos da Nissan, Chevrolet e Volkswagen. Os organizadores esperam que sejam realizados 40 000 test-drives, o dobro da edição de dois anos atrás.

Pista land roverPista land rover

 (/)

Experiências high-tech

A Volkswagen vai investir na realidade virtual. Em seu estande, com a ajuda de óculos especiais e de simuladores de movimento, o visitante poderá “entrar” em um motor e cruzar uma passarela sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos. A Lexus exibirá o Hoverboard, um exemplar de skate voador como o do filme De Volta para o Futuro 2. E a alemã Audi trará a sonda Lunar Quattro, que pretende enviarà Lua em 2017.

sonda da Audisonda da Audi

 (/)

Marcas do passado

No dia 15, a Volkswagen fará uma exposição com seus cinquenta carros que fizeram história, entre eles o Fusca e a Brasília. Os veículos participantes pertencem atualmente a colecionadores particulares. Em outra mostra, haverá automóveis restaurados e customizados pela oficina Batistinha, da Barra Funda.

Carros-conceito

A Toyota apresentará o C-HR, exibido pela primeira vez no Salão de Paris, em 2014. Seu design lembra um diamante gigante esculpido. A Volkwagen trará o BUDD-e, releitura da Kombi em versão elétrica — pode ser acionada por gestos — e com layout futurista.

+ Obras do Itaquerão escancaram ‘guerra’ entre Corinthians e Odebrecht

Desconstrução in loco

A equipe da revista QUATRO RODAS, da Editora Abril, terá um estande próprio, no qual desmontará o Jeep Renegade, que rodou por 60 000 quilômetros em um teste realizado pela publicação. As peças ficarão expostas no local e avaliações sobre o carro vão ser apresentadas ao público.

São Paulo Expo. Rodovia dos Imigrantes, km 1,5,perto da Estação Jabaquara do metrô, ☎ 5067-1717. Ingressos de 40 a 95 reais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s