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Moda protagonista: SPFWN55 se prepara para tomar conta da cidade

Sob o tema “Origens/Ressignificar”, nova edição do São Paulo Fashion Week terá desfiles da Mooca ao Iguatemi

Por Barbara Demerov
19 Maio 2023, 06h00
Modelo em cenário totalmente vermelho
SPFWN55: festival de moda acontece de 25 a 28 de maio (Agência Fotosite/Divulgação)
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Lá se foram 54 edições do São Paulo Fashion Week (SPFW), evento que agita a moda e a cidade em diferentes épocas do ano. Desde 1996, seu conceito é atualizado na mesma intensidade com que o mundo fashion se reinventa, evidenciando questões socioculturais que vão além do que é visto nas passarelas.

O SPFWN55, festival marcado para acontecer de 25 a 28 de maio, tem como ponto central a ressignificação das nossas origens. “Ser humano é algo coletivo. Logo, todos nós somos protagonistas”, afirma Paulo Borges, sócio criador e fundador do SPFW.

Tal visão reflete no papel que a programação adiciona à capital, com desfiles da Zona Leste à Oeste. Neste ano, a pré-abertura da temporada será realizada no Theatro Municipal, na noite do dia 22, com desfile de João Pimenta. “Nós já fizemos muita coisa lá, mas nunca ocupando o palco enquanto agenda. Agora, o desfile de João é uma agenda do Municipal”, destaca Borges.

Paulo Borges: idealizador do evento
Paulo Borges: idealizador do evento (Agência Fotosite/Divulgação)

Além do Centro, locais como Komplexo Tempo, na Mooca, Senac FAU, na Lapa, e o Shopping Iguatemi sediarão boa parte dos 31 desfiles presenciais. Os ingressos estão esgotados e a próxima edição, N56, acontecerá de 16 a 20 de novembro.

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O tema “Origens/Ressignificar” em 2023 se alinha ao objetivo de Borges e Graça Cabral, cofundadora e curadora do SPFW: fazer do Brasil uma referência mundial na moda. “Esses anos todos foram importantes para construir algo nosso, fora do eixo europeu”, ressalta Graça.

Paulo comemora a inclusão de discussões que ultrapassam a moda. Ele relembra questões como sustentabilidade e redução da emissão de carbono, temas já abordados em edições passadas que tiveram impacto no mercado. “Legado você não prevê, vê acontecer. Eu só tinha na minha cabeça que, para fazer acontecer, precisava de trinta anos.”

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de maio de 2023, edição nº 2842

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