Conheça Michelly Xis, a estilista mais requisitada deste Carnaval

Com ateliê na Zona Leste, ela é responsável pelas fantasias mais exclusivas da Grande Rio, além do figurino de celebridades

Você pode ainda não ter ouvido falar dela, mas Michelly Xis é nome conhecido (e disputado) entre as celebridades que buscam uma estilista para criar seu próximo look. Só na Sapucaí, ela ficou responsável pelas fantasias de famosas como Susana Vieira, Xuxa, Paloma Bernardi e Ivete Sangalo, homenageada no samba-enredo da Grande Rio. E a lista não para por aí. Também vestiu nesse Carnaval Millane Hora, da banda Timbalada, Preta Gil, Carolina Dieckmann e Juju Salimeni. Tudo isso enquanto prepara a oito mãos o figurino de Fernanda Lima para a nova temporada de Amor & Sexo.

Durante a tarde em que me recebeu no seu ateliê, no Jardim Anália Franco, Zona Leste, não parava quieta um segundo e, entre uma foto e outra, continuava dando instruções aos ajudantes que davam o retoque final em uma peruca de strass ou respondendo a alguma mensagem instantânea de atrizes sobre os últimos detalhes de suas fantasias. Em época de Carnaval, a agenda de Michelly é, tal qual a das estrelas com que trabalha, apertadíssima: ela chega a fabricar, em média, dois a três figurinos por semana.  “É uma correria enorme e esse ano está ainda mais. Com isso, tive que recusar alguns trabalhos e jogar outros para depois do Carnaval”, comenta.

A estilista transsexual Michelly Xis em seu atelié em Anália Franco A estilista transsexual Michelly Xis: ateliê no Jardim Anália Franco

A estilista transsexual Michelly Xis: ateliê no Jardim Anália Franco (Leo Martins/)

Conhecida pelos corpetes com ótimo caimento, pegada lúdica e modelos lotados de cristais (colocados à mão, um por um), Michelly coordena uma equipe de nove pessoas, bate perna e escolhe a dedo os tecidos na Rua 25 de Março e outras lojas no Bom Retiro. “Não adianta esconder; lá é o melhor lugar para comprar. E os tecidos são todos importados e de ótima qualidade. Muitos estilistas famosos compram lá e não dizem. Não vejo problema nisso”, brinca.

Já os cristais são importados da República Tcheca. O período entre o design, a confecção e a entrega da roupa é sempre de, no máximo, dez dias. “O prazo dos artistas é muito apertado. Então, me desdobro para conseguir fazer tudo a tempo. No Amor e Sexo, é menor ainda, só quatro dias. Muitas vezes não conseguimos nem fazer prova de figurino, apenas ajustes finais na hora da entrega, mesmo”. Pensando nisso, seu ateliê é equipado com manequins de Ivete Sangalo e Fernanda Lima, dupla de maior demanda da estilista atualmente.

Com 44 anos e 1,86 de altura, a estilista nasceu como Alexandre, mas é Michelly desde os 31 anos e foi conquistando seu espaço aos poucos. “No começo fiquei com muito medo por causa do preconceito. É comum ter gays no meio artístico, mas trans ainda não. Sempre tive sorte por ter muito apoio da minha família e isso me ajudou muito. Acho que hoje está melhorando, as clientes até esquecem que sou trans.” A trajetória pelo corte e costura teve início há mais de 20 anos, quando criava roupas para seu próprio grupo de “paquitas” drag queen e para amigos que frequentavam festas GLS. “Minha inspiração sempre foi a Xuxa, inclusive o nome ‘xis’ é em homenagem a ela”. Em 2000, confeccionou seu próprio vestido e ganhou o concurso Miss Brasil Gay (confira na foto abaixo). Foi lá que conheceu a atriz Susana Vieira e que começou, aos poucos, a permear o caminho das celebridades.

Quando fui #missbrasilgay2000

A post shared by Michelly X (@michellyx) on

A grande virada na carreira, no entanto, veio com o Monange Dream Fashion Tour, em 2008, quando vestiu as modelos Isabeli Fontana, Adriana Lima e Alessandra Ambrósio. Pouco tempo depois, já estava recebendo convites de Susana Vieira para criar modelos exclusivos para vesti-la durante o carnaval. Em 2010, foi contratada pelo dono da escola para compor o time da Grande Rio e de lá pra cá não saiu mais do samba. “Comecei como ajudante do Carlinhos Bertolazzi em 2009, fazendo bases para as fantasias e um ano depois ele saiu. Ele ficou bem chateado comigo, mas não rolou puxada de tapete. Gostaram do meu trabalho e eu fiquei. É como a novela, uma hora você é coadjuvante e outra protagonista”. Hoje trabalha como frellancer da Grande Rio, mas não têm exclusividade com a escola.

 A estilista transsexual Michelly Xis preparando a fantasia da rainha de bateria da Grande Rio, Paloma Bernardi. A estilista transsexual Michelly Xis preparando a fantasia da rainha de bateria da Grande Rio, Paloma Bernardi.

A estilista transsexual Michelly Xis preparando a fantasia da rainha de bateria da Grande Rio, Paloma Bernardi. (Leo Martins/)

Acostumada com imprevistos e mudanças no design de última hora, um dos grandes diferenciais da estilista é o atendimento personalizado e, claro, o carisma que fez com que ela ficasse íntima da maioria das celebridades com quem trabalha. “Faço muito mais do que entregar uma roupa. Sou pau pra toda obra e cuido de cada detalhe”. Para figurinos de shows e programas de TV, ela cobra em média de 15 000 a 20 000 reais. E para ter uma fantasia assinada por ela? Não sai por menos de 60 000 reais. “As vezes só de pena gasto 20 000 reais. E fora isso tem o custo com os cristais e a mão de obra, né?”

 

Depois do Carnaval, a ideia é mudar o ateliê para o Pacaembu, a fim de conseguir atender as clientes em uma região mais central da capital. A estilista já está com um acordo fechado para fazer o figurino da Xuxa em seu novo programa da Record, Dancing Brasil, um concurso de dança de famosos que dará o prêmio de 500 000 reais ao vencedor. “Meu sonho é vestir uma cantora ou atriz internacional e ter minha própria grife de alta costura. Pretendo começar esse projeto ainda esse ano, depois de tirar minhas férias”, finaliza.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s