Continua após publicidade

Mês da Consciência Negra terá inauguração de museu e 350 atividades em SP

Virada da Consciência Negra chega à sua 5ª edição com uma programação repleta de exposições, shows, saraus e espetáculos

Por Mattheus Goto
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h21 - Publicado em 9 nov 2022, 20h30
Mostra ‘’Grandes Personalidades Negras’’ no MIS
Mostra ‘’Grandes Personalidades Negras’’ no MIS (Secretaria da Cultura/Divulgação)
Continua após publicidade

No mês da Consciência Negra, São Paulo recebe uma série de eventos e ações culturais que discutem o racismo na sociedade. Trata-se da Virada da Consciência Negra, promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura.

+ 5ª edição do Festival de Luzes leva projeções ao Beco do Batman

Serão 220 atividades nas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com entrada gratuita nos dias 19 e 20 de novembro. Também haverá 130 atrações culturais em equipamentos parceiros públicos e privados, cujas fachadas serão iluminadas com as cores do pan-africanismo nos dias 18, 19 e 20.

A programação foi elaborada com o propósito de dar visibilidade à produção artística e cultural de brasileiros negros, segundo o secretário Sérgio Sá Leitão. “A ideia é que toda essa oferta cultural convide o público a uma reflexão sobre a questão do racismo”, diz.

Um dos destaques da é a inauguração do Museu das Favelas, localizado no Palácio dos Campos Elíseos, no dia 25 de novembro. “O espaço vai evidenciar a contribuição das favelas para a cultura brasileira”, afirma Sá Leitão.

A instituição, que é fruto de um investimento de 12 milhões de reais do Governo de São Paulo, tem o objetivo de preservar a história e valorizar a cultura advinda desses territórios. Além da programação cultural, o novo museu terá centro de referência, biblioteca e centro de empreendedorismo e espaço de convivência.

Continua após a publicidade

+ Festa do Livro da USP volta ao formato presencial nesta quarta (9)

Em sua 20ª edição, o Troféu Raça Negra vai premiar pessoas de destaque na comunidade negra nacional e internacional, na Sala São Paulo, no dia 21 de novembro.

O Festival Feira Preta chega a sua 21ª edição com mais de 130 atrações, entre shows, workshops, intervenções artísticas, empreendedorismo, gastronomia e moda.

Uma exposição de destaque é “África em São Paulo”, no Museu da Imigração, com fotografias de Bob Wolfenson e relatos gravados pelo jornalista Naief Haddad sobre a diversidade étnica oriunda da África presente na capital paulista (de 19/11/2022 a 12/03/2023)

Outra é “Grandes Personalidades Negras”, no Museu da Imagem e do Som, que vai homenagear 81 personalidades negras brasileiras (de 05/11/2022 a 29/01/2023).

Continua após a publicidade

+ 30º Festival Mix Brasil celebra “toda forma de existir”

A Virada da Consciência foi criada em 2018 para comemorar a Semana da Consciência Negra e, nesta edição, conta com a parceria dos governos estadual e municipal de São Paulo, além de diversos parceiros, entre eles, Sesc, USP, Unicamp, Universidade Federal do ABC, Unesp, CEUs, entre outros.

Confira a programação completa no site da Virada da Consciência Negra.

+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.