Continua após publicidade

Conheça o acervo do Memorial da América Latina

Prédio projetado por Oscar Niemeyer possui um conjunto de 4.000 obras de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai

Por Redação VEJINHA.COM
Atualizado em 1 jun 2017, 18h03 - Publicado em 30 out 2012, 19h19

Localizado no bairro da Barra Funda, ao lado do terminal de ônibus, o Memorial da América Latina surgiu em 1989 com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

A pedido do antropólogo Darcy Ribeiro, o acervo do Memorial da América Latina foi selecionado pelo casal de fotógrafos e especialistas em arte popular Antônio Marcos Silva Jacques e Maureen Bisilliat e pelo arquiteto Antônio Marcos Silva, em 1988.

Este acervo conta com 4.000 peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai.

+ Onde comer perto do Memorial da América Latina

Continua após a publicidade

+ Circo Zanni traz sua trupe para o Memorial da América Latina

São trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, entre outros. O arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o conjunto arquitetônico de 84 mil metros quadrados, indicou em quais locais os trabalhos deles deveriam ficar expostos.

A visita é válida em qualquer época do ano, mas há períodos em que o espaço recebe shows, mostras especiais e até peças de teatro. Vale ficar de olho na programação.

Continua após a publicidade

Confira quatro obras em destaque no acervo do Memorial da América Latina:

Mão

A escultura de Oscar Niemeyer tornou-se o símbolo do Memorial. Localizada na Praça Cívica, foi erguida em concreto aparente de 7 metros de altura. Na sua palma, há o mapa do subcontinente americano em baixo-relevo, pintado em esmalte sintético vermelho, lembrando sangue a escorrer.

Continua após a publicidade
Grande Flor Tropical
Grande Flor Tropical ()

Grande Flor Tropical

A escultura em metal de Franz Weissmann está também na Praça Cívica, ao lado da Galeria Marta Traba. A obra é composta de cinco elementos soldados entre si. Cada um é constituído de uma chapa de aço. Ela mede 7metros de altura por 6,5 metros nas extensões laterais.

Continua após a publicidade
Torso Negro
Torso Negro ()

Torso Negro

Escultura em bronze da artista carioca Vera Torres, nascida em 1962.  Com 3 metros de altura, a obra está localizado na praça entre os prédios da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Auditório Simón Bolívar e Pavilhão da Criatividade. Suas formas voluptuosas remetem ao imaginário popular.

Continua após a publicidade
Painel tiradentes
Painel tiradentes ()

Painel Tiradentes

Uma das mais importantes pinturas de Candido Portinari é composta por três telas justapostas. Ela foi concluída pelo artista em 1949 e está exposta permanentemente no Salão de Atos Tiradentes. Ela foi comprada pelo Governo do Estado em 1975 e permaneceu no Salão Nobre do Palácio dos Bandeirantes até 1989, quando foi transferida para o Memorial, em sua inauguração.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.