Masp planeja exposição com obras de Van Gogh

Exposição, que deve acontecer em 2023, enfrenta nova regra das taxas cobradas nos aeroportos

Enquanto paulistanos e turistas visitam a mostra Afro-Atlânticas, o Masp já planeja suas exposições para 2023. Prevê-se que uma das atrações será uma mostra com obras de Vincent Van Gogh (1853-1890).

Para tirar o projeto do papel, porém, o museu terá que lidar com a nova regra das taxas cobradas pelos aeroportos sobre as obras de arte. Com a mudança, o valor das peças passou a ser priorizado em detrimento do peso, o que elevaria o custo da mostra para impraticáveis R$ 7,5 milhões, segundo informações da Folha de S. Paulo. O valor implicaria no cancelamento da exposição.

Não é a primeira vez que a instituição briga para fazer uma mostra. No caso de Afro-Atlânticas, foram necessárias duas liminares. Uma garantiu a entrada dos trabalhos pelo aeroporto de Guarulhos. A outra por Viracopos. Elas não foram derrubadas até abertura ao público, que aconteceu em 29 de junho.

Lucas Pêssoa, diretor financeiro do Masp, conta que a o museu tem se articulado junto a outras instituições, como Fundação Bienal, Instituto Tomie Ohtake e Associação Brasileira das Produtoras Independentes das Artes Visuais (ABPIA).

Ana Helena Curti, presidente da ABPIA, esteve uma reunião com o ministro da Cultura, Sá Leitão, no dia 12 de julho. “O ministério sabe que é uma questão urgente de ser solucionada. Essa questão coloca em risco a realização de quaisquer projetos internacionais no Brasil”.

Van Gogh no Masp

O mais importante museu de São Paulo tem cinco obras do mestre holandês em sua coleção: A Arlesiana (1890); Passeio ao Crepúsculo (1889-1890); Banco de Pedra no Asilo de Saint-Remy (1889) e O Escolar (1889). A obra Natureza-morta com prato, vaso e flores (1884). Confira os trabalhos abaixo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s