Projetos do Masp e da Pinacoteca recebem prêmio de casa de leilão
Exposições foram as favoritas do júri da Sotheby's; instituições envolvidas foram premiadas com 1 milhão de reais
O Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a Pinacoteca receberam nesta sexta-feira (8) um prêmio de 1 milhão de reais da famosa casa inglesa de leilões Sotheby’s. É o terceiro ano que a entidade realiza essa premiação que visa valorizar áreas consideradas negligenciadas no mundo da arte.
Os museus brasileiros venceram a disputa graças a duas exposições. Na Pinacoteca, por conta do projeto OPY, previsto para 2020 e que pretende abordar a ausência da cultura indígena dentro de museus. Trata-se de uma iniciativa da Pinacoteca em conjunto com a Casa do Povo e a aldeia indígena Kalipety, de origem Guarani Mbya, localizada na Zona Sul de São Paulo. Pela primeira vez, a aldeia é contemplada por um prêmio desta natureza.
Já no Masp, em razão da exposição prevista para 2021, cujo foco será mostrar a cultura e a arte visual das histórias dos índios do mundo todo, entre os séculos 16 e 21. Entre os curadores estão Lilia Moritz Schwarcz e pesquisadores da Austrália.
Criador do prêmio e vice-presidente da Sotheby’s, Allan Schwartzman enfatizou a importância das questões indígenas e valorizou o trabalho das instituições vencedoras. “Ao reconhecer esses projetos, esperamos abraçar uma cidade e um país que lidam com essa sua principal questão – questão que é igualmente importante para o resto do mundo”, afirma.
O Masp e a Pinacoteca terão de dividir o prêmio, pago em libras. Os vencedores são escolhidos por meio de um júri, composto pelo presidente do conselho de artes da Inglaterra, Nicholas Serota; pela curadora-chefe do Hammer Museum em Los Angeles, Connie Butler; pela ex-curadora do Whitney Museum of American Art, em Nova York, Donna de Salvo; pela diretora do Museu Van Gogh, em Amsterdã, Emilie Gordenker; e por Schwartzman.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





