Terraço Itália ganha livro sobre história do edifício e restaurante no Centro
Publicação inédita recria a trajetória de Evaristo Comolatti, criador do espaço, e relembra as personalidades que passaram por lá
Com detalhes sobre a criação do Terraço Itália e seu restaurante, um novo livro traça toda a linha do tempo do espaço histórico no Centro de São Paulo. Evaristo Comolatti (1922-2005), responsável por ter comandado o projeto, é o fio condutor de Terraço Itália: 50+5 Anos (KPMO Cultura e Arte; R$ 250,00), de Keila Prado Costa.
“Após migrar da Itália para o Brasil, Evaristo se envolveu com seus compatriotas, uma comunidade muito forte na cidade, até decidir criar o espaço”, conta a escritora.
Encantado pela vista do local, o empresário sonhava em ter um ponto de encontro na região, que passou a receber grandes personalidades desde a inauguração, em 1965, como a rainha Elizabeth II, a primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, e frequentadores assíduos como Pelé, Silvio Santos e Jô Soares.
“Ao longo desses anos, o restaurante sempre teve arquitetos que repaginaram os ambientes, incluindo uma renovação de Jorge Elias e outra reforma feita durante a pandemia”, resume.
Parte da pesquisa para o novo livro começou após Keila ter publicado outro título sobre a arquitetura do edifício, cujo nome oficial é Circolo Italiano. Até então, não existiam livros dedicados exclusivamente a esse prédio, segundo ela.
“Nesse processo, percebemos que o público que frequenta tem se tornado cada vez mais jovem, atraído pelo bar e pela escadaria, ótima para tirar fotos”, observa. “Muito antes de imaginar que um dia faria um livro do Terraço, me lembro de visitar só por causa da vista.”
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de maio de 2023, edição nº 2840