Gaviões da Fiel: escola vai celebrar a cultura indígena no Carnaval 2026
A agremiação escolheu o enredo 'Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã' para desfilar no Sambódromo do Anhembi no dia 14 de fevereiro
A escola de samba Gaviões da Fiel escolheu o enredo Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã para o Carnaval 2026, sobre a luta e o legado dos povos indígenas.
O tema foi desenvolvido pelos carnavalescos Rayner Pereira e Julio Poloni. O samba-enredo foi composto por Renato do Pandeiro, Rica Leite, Luciano Rosa, Cacá, Vini, Beto Cabeça, Don Souza, Portuga, Alves, Willian Tadeu e Biro.
A agremiação será a 4a a desfilar no sábado (14/2) de Carnaval, no Sambódromo do Anhembi. Império de Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco também se apresentam no mesmo dia.
“Com um enredo político e poético, guiados pela sabedoria dos que vieram antes de nós, nosso canto na avenida ecoará em nome da memória e da resistência dos povos originários do Brasil”, diz o texto que anunciou o tema.
Confira a letra do samba-enredo do Gaviões da Fiel em 2026
Yakoana
Me revela Xapiri
Um caminho a reluzir
Entre as matas um brilho de estrelas
Tudo parecia sonho
No leito risonho da mãe natureza
Onde o rio beijou o chão
Eu plantei uma nação
Que no amanhã renascerá
Pois Omama desenhou
Um dia, semente, no outro, a flor
Sou Tapajó, Cariri, Caeté
Um Potiguar, Tupi, Canindé
A voz da resistência, a lança ancestral
No peito do Brasil colonial (eu sou, eu sou)
Xawara devora o sonho e a mata padece
Mas eu sou a voz que conhece
O segredo das nossas raízes
Encantar é luz pra vencer cicatrizes
Oh, mãe hostil
Só uma vez, escute os filhos deste solo
A quem foi negado o teu colo
Pra ser Guajupiá de quem te ama
É hora de reflorestar o pensamento
Quem sabe o sonho volte como vento
O marco do futuro é Pindorama!
Yandê, Yandê, vai tremer a terra
Eu sou de paz, mas tô pronto pra guerra
Flecha que aponta novas direções
Tenho lado nessa luta, sou Gaviões!





