Especial + 60: Confira atividades e serviços para esse público

Para estimular a circulação, o cérebro e aproveitar a vida, os estabelecimentos propõem exclusividade para o público mais velho

Voltada para os 15% da população paulistana que já atingiram a terceira idade, a gama de produtos e atendimentos oferecidos na cidade vai desde uma linha de lingeries pensada para mulheres maduras até aulas de guitarra e programas de intercâmbio. Há ainda bares, cursos e passeios para quem não quer parar de aproveitar a vida. Confira:

1. Charme por baixo da roupa

A estilista aposentada Helena Schargel, de 79 anos, lançou no início do ano uma linha de lingeries desenvolvida especialmente para a mulher que já passou dos 60 e busca conforto sem abrir mão do acabamento sexy. Uma peça custa a partir de 69,00 reais. Para o segundo semestre, está previsto o lançamento de mais uma coleção. Roupas esportivas também estão na mira. recco.com.br.

2. Pele sempre bonita

A M.A.C oferece cursos de auto-maquiagem para valorizar a pele madura. Por 450 reais (revertidos em produtos), o público interessado aprende a preparar a pele, os olhos e os lábios. A aula dura noventa minutos e pode ser agendada em qualquer unidade. maccosmetics.com.br.

3. Tatuagem para todos

Não há nenhum limite de idade para quem deseja fazer uma tatuagem. Profissional do estúdio Tattoo Ink, Marco Medeiros já desenhou homens e mulheres que passaram dos 60 anos. “É necessária uma atenção extra apenas durante o processo, mas os cuidados posteriores são os mesmos de qualquer pele jovem”, afirma. estudiotattooink.com.br.

4. Superprodução para fotos

Para aumentar a autoestima, nada como uma boa foto. Larissa Dare, especialista em retratos, tranquiliza os mais tímidos. “As amarras se soltam conforme as fotos saem”, afirma. O ensaio custa a partir de 3 600 reais. Informações: larissadare. fotografa@gmail.com.

5. Ser ou não ser?

A Braapa Escola de Atores oferece curso livre para alunos acima dos 55 anos interessados em exercícios de improvisação e criatividade. As aulas vão de agosto a novembro, toda segunda, das 14h às 17h. Rua Doutor Gabriel dos Santos, 153, Higienópolis, ☎ 3872-4204. 1 100 reais.

6. Vida de universitário

O programa USP Aberta à Terceira Idade, da Universidade de São Paulo, oferece vagas semestralmente. Há disciplinas regulares das graduações, atividades esportivas, workshops e palestras disponíveis. O curso Harley Davidson e a USP Sênior — Experiências de Viagens do MotoUSP tem inscrições até o dia 23 de outubro. Informações: prceu.usp.br/3idade/.

7. Concurso para amadores

Ainda na USP, estão abertas até o dia 19 as inscrições para o concurso de fotografia O Olhar do 60+. Não é necessário ser profissional da área. Devem ser enviadas até três fotos de temática diversa. As trinta melhores integrarão mostra no Centro Universitário Maria Antônia. prceu.usp.br/3idade/concursofotografico.

Mauro Brasil: aula de guitarra toda terça-feira

Mauro Brasil: aula de guitarra toda terça-feira (Ricardo D'Angelo/Veja SP)

8. Som na caixa

Com cursos voltados para o público mais velho, a Equilibrium Escola de Música ensina a tocar diversos instrumentos de forma personalizada. Tudo no tempo do aluno. Mauro Brasil, de 71 anos, faz aulas de guitarra às terças em seu próprio estúdio há dez anos. O preço das aulas varia de 196 reais, na escola, a 595 reais, na casa do estudante. Rua Cayowaá, 1969, Perdizes, ☎ 2338-7912.

Silvia Henrique, de 69 anos: corte sidecut no Retrô Hair

Silvia Henrique, de 69 anos: corte sidecut no Retrô Hair (Alexandre Takao/Divulgação)

9. Fora do padrão

Cansou dos cabelos brancos com corte comum? O cabeleireiro Alexandre Takao pode ajudar você. Ele é o autor do visual de Silvia Henrique, de 69 anos. “Não existe idade para fazer um corte de cabelo diferenciado”, diz Takao. “As pessoas precisam envelhecer sem perder a essência”, defende Silvia, avó de treze netos. Retrô Hair. Shopping Top Center, ☎ 3100-1680. Corte a partir de 80 reais.

10. O gringo é você

Empresas de turismo como a Brazilian Exchange oferecem cursos de idiomas no exterior destinados a pessoas a partir dos 40 ou 50 anos. Além das aulas, o pacote pode incluir acomodação, passeios e um guia. Para fazer duas semanas de inglês em Auckland, na Nova Zelândia, o valor aproximado, sem passagens aéreas, é de 6 530 reais. bex.tur.br.

11. De malas prontas

Interessado em desbravar o mundo? A empresa de turismo Top Brasil Tur dispõe de cinquenta pacotes de viagem dedicados à terceira idade, todos para a Europa. O combo de doze dias na França e na Itália sai na faixa de 8 000 reais e tem partidas semanais. topbrasiltur.com.br.

12. Bateria de escola de samba

Criada em 2009 pelo Mestre Zuza, da Vai-Vai, a bateria do Bloco Unidos da Melhor Idade ensaia todo sábado, das 15h30 às 17h, no Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci), que fica no Vale do Anhangabaú. Para participar, é só levar documento e uma foto 3×4. Não é preciso ter conhecimento prévio de música. Rua Formosa, 215, centro, ☎ 3231-4959.

13. Para agitar a pista

Faz quarenta anos que o Clube Piratininga, em Santa Cecília, recebe semanalmente homens e mulheres a fim de dançar noite a dentro. Às quintas, sábados e domingos, o primeiro andar do imóvel sedia um baile com shows ao vivo. Alameda Barros, 376, Santa Cecília, ☎ 3825-9191. Ingressos a partir de 25 reais.

14. A volta do boêmio

Em homenagem a Nelson Gonçalves, o Bar do Nelson embala as noites da Santa Cecília com muita música brasileira e sucessos dos anos 1960 aos 2000. Aberto até as 5h de segunda a sábado, promove shows ao vivo — em setembro apresenta Demônios da Garoa. Rua Canuto do Val, 83, Santa Cecília, ☎ 3224-0586. Ingressos para o show a partir de 60 reais.

15. Leva e traz com segurança

Oferecido pela empresa Senior Concierge, especializada em cuidados ao idoso, o “leva e traz” é um serviço personalizado de mobilidade urbana. Por telefone, agenda-se um motorista treinado que translada o cliente. A corrida é calculada pela quilometragem. Por 220 reais, o condutor pode passar até quatro horas acompanhando o passageiro. Informações: ☎ 3587-1242.

16. Um pouco de tudo

Lançada em abril, a plataforma Inonni funciona como um mercado on-line de serviços voltados para a terceira idade. Ali, é possível encontrar produtos eletrônicos, livros e vinhos, assim como aulas de música e cursos de maquiagem. A lista ainda inclui cuidados de saúde com profissionais nutricionistas e de home care. inonni.com.br.

17. Como no filme Um Senhor Estagiário 

Osite MaturiJobs, desenvolvido por Mórris Litvak, auxilia pessoas acima dos 50 anos a se recolocar no mercado de trabalho. Já há 800 empresas cadastradas, e a maioria das possibilidades fica na capital paulista. Atendimento, vendas e gestão são as áreas mais comuns. maturijobs.com.

Balleterapia: fisioterapia com dança

Balleterapia: fisioterapia com dança (Priscila Monsano/Divulgação)

18. Dança terapêutica

Pensado de forma a não ter impacto nas articulações, o Balleterapia® incorpora movimentos do balé clássico a técnicas de fisioterapia, tornando os exercícios mais interessantes e agradáveis para os mais velhos. “Ele melhora a postura, a musculatura e o equilíbrio”, afirma a idealizadora da técnica, Priscila Monsano. As aulas duram uma hora e acontecem duas vezes por semana. ☎ 96175-0214 e 976524632. Mensalidade: 250 reais.

19. Aumentando a elasticidade

As aulas oferecidas pela Prema Yoga são adaptadas e têm poucos alunos, de modo que a professora, também da melhor idade, possa dar mais atenção aos presentes. Os exercícios têm o objetivo de melhorar o alongamento e fortalecer a musculatura. Rua Maria Figueiredo, 189, Paraíso, ☎ 3283-0884. Mensalidade: 173 reais.

20. Conectados

O Stitch é um aplicativo de relacionamento para pessoas com mais de 50 anos. A plataforma reúne usuários com interesses em comum, como tomar um café e até mesmo viajar. Está disponível apenas em inglês, mas sua interface é interativa e fácil de usar. Para baixá-lo, acesse a App Store ou o Google Play.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 31 de julho de 2019, edição nº 2645.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Regina Pereira

    Sou terceira idade e gosto de Yoga e academia, profissionais da educação fisica que nos ajudam muito e sem contar que é mais em conta do que outras novidades vinda por ai.