Design Weekend tem 300 eventos até domingo (13)

Selecionamos alguns destaques de palestras, feiras, exposições e passeios para ajudar no seu roteiro

A Design Weekend é o maior evento de design urbano da América Latina. Na quarta (9), ela entrou em sua 6ª edição com 300 atrações que acontecem em 120 locais como lojas, shoppings, museus, instituições de ensino, galerias e o que mais você imaginar. A ideia é abordar as várias vertentes do design que, há tempos, já deixou de ser apenas consumo e decoração. O evento também é arte, expressão, arquitetura, urbanismo, tecnologia e inovação.

A programação é bem agitada: são exposições, palestras, visitas guiadas, fóruns, feiras e festas, que acontecem até domingo (13). Selecionamos abaixo alguns destaques que vão  ajudar a fazer seu roteiro pela cidade:

Exposição “Basiches Arquitetos: Desenho e Obra”, na Belas Artes (Foto Stella Miranda)

Exposição “Basiches Arquitetos: Desenho e Obra”, na Belas Artes (Foto Stella Miranda) (Divulgação/Veja SP)

Palestras

A Belas Artes apresenta programação voltada para inovação e empreendedorismo, com palestras de profissionais da moda, design gráfico, produto e interiores, com destaque para Jen Roberts, CEO do Miami Design District e Mark Cachlove, diretor da Herman Miller. Já o arquiteto José Ricardo Basiches ganha exposição no centro universitário.

O BoomSPDesign acontece no Lounge da Bienal: é um fórum sobre arquitetura, design e arte, que mistura exposição, palestras e workshops. O Instituto Europeu de Design comemora seus 50 anos com cinquenta programações na sede, divididas entre oficinas, workshops, food design com degustações, design de joias com exposição, programação acadêmica, entre outros.

Ainda no âmbito acadêmico, a EBAC e a Escola Panamericana oferecem programações gratuitas para iniciantes e iniciados no tema.

Luminária da Noemi Saga Atelier: uma das peças da Made

Luminária da Noemi Saga Atelier: uma das peças da Made (Divulgação/Veja SP)

Feiras

A Made, maior feira de design colecionável da América Latina, acontece no pavilhão da Bienal pela primeira vez. São mais de cem galerias e designers presentes ali – este ano, a joalheria contemporânea também integra o evento, com o projeto HandMade. A Modernos Eternos, que acontece no Shopping Cidade Jardim, reúne principalmente peças vintage: são quinze ambientes assinados por arquitetos e designers, em que todos os móveis estão à venda.

Peça de Hugo França: exposição na Galeria Bolsa de Arte

Peça de Hugo França: exposição na Galeria Bolsa de Arte (Divulgação/Veja SP)

Exposições

A exposição Moma Design – Acervo Fiesp ocupa o Shopping D&D com mais de quarenta móveis e objetos criados nos séculos XIX e XX. São peças assinadas por nomes como Mies van der Rohe, Le Corbusier e Sergio Rodrigues, cujos direitos foram adquiridos pela Fiesp do museu americano. Na By Kamy, a exposição Alquimia reúne trabalhos de quatro artistas: Lin Le Cheng, Patrícia Kattan, Walter Goldfarb e Marcelo Borges, que usam diferentes técnicas de tecelagem para produzir suas peças.

O designer Hugo França apresenta a exposição individual Hugo França: Linha de Tensão na Galeria Bolsa de Arte, com suas características peças feitas a partir de troncos de madeira. No sábado (12), às 11h, o artista faz visita guiada acompanhado pela editora Beta Germano.

img_0333-jpg.jpeg Vila Butantan: um dos hubs principais de programação, com palestras e exposição

Vila Butantan: um dos hubs principais de programação, com palestras e exposição (Luiz Machado/)

Passeios

O evento está dividido entre vários distritos, alguns dos quais será possível fazer a visita a pé. É o caso da rua Gabriel Monteiro da Silva, que reúne cinquenta lojas de design com programação intensa. Na Vila Madalena, as atrações poderão ser percorridas no sábado (12) com a vans gratuitas, que ficam em pontos específicos. Na Barra Funda, doze coletivos ligados ao design, arquitetura e artes visuais estabelecidos abrem seus ateliês para o público. Alguns deles são o Espaço Breu, A Goma Oficina Plataforma e o Galpão 85.

A Vila Butantan é um dos hubs principais do evento: o local recebe a exposição Sustentabilidade além do Discurso e mesas de debates na quinta (10) e sexta (11), sobre design e transformação social e uso de materiais contemporâneos.

Confira a programação completa no site do evento.

 

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s