Duas mostras e 300 atividades da Design Weekend movimentam a capital

Confira as principais atrações e endereços

São Paulo tem duas boas notícias para quem curte design. A primeira é o funcionamento, desde o último dia 11, do novo Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios (CCLAO). Avariado por um incêndio, o prédio, localizado na região da Luz, renasce depois de quatro anos, ao lado da escola técnica homônima, cujos alunos, no passado, assinaram o desenho das cadeiras do Theatro Municipal e das esquadrias do Masp, entre outros itens.

Na programação de abertura estão as mostras Design Brasil Século XXI, com curadoria de Fernanda Sarmento, e História e Memória, que tem como curadora Denise Mattar. A partir do dia 29, rola ainda na cidade a 7ª edição da Design Weekend (DW), um dos maiores eventos do setor no Brasil, que conta com cerca de 300 atividades, incluídos nesta seleção 45 lançamentos de coleções.

Boa pedida para quem gosta de passear por ambientes amplos, o CCLAO teve o projeto assinado pelo escritório do arquiteto Ricardo Julião, responsável pelo Edifício Dacon, entre outros. Ele criou dois pavimentos que se interligam por uma escada com face de vidro. O pé-direito do espaço tem 11 metros. A direção da programação artística, por sua vez, ficou sob responsabilidade de Denise Mattar.

Estande da High Design: novas coleções e tendências do setor

Estande da High Design: novas coleções e tendências do setor (Ricardo Klene/Veja SP)

A vocação histórica do local fica visível nas peças do acervo. Entre elas, há um exemplar de uma cadeira toda dobrável que era feita pelo Liceu de Artes nos anos 60 e enviada pelos Correios para os compradores. Neste primeiro momento, a entrada no centro é gratuita, mas não foi descartada a futura cobrança de ingresso. De olho nas tendências atuais, a DW mira a promoção de atividades em rede. “A cidade é nosso grande pavilhão de eventos”, afirma Lauro Andrade, seu idealizador.

Em clima de festival, a programação completa ocupará 130 pontos de São Paulo, entre lojas, galerias e espaços públicos. Além disso, pretende-se conseguir a movimentação maciça de pessoas — em 2017, foram mais de 200 000 visitantes.

Para os expositores da High Design, braço comercial do evento, sediada na São Paulo Expo, o objetivo é fomentar essa indústria criativa, ampliando a produção em escala global e a realização de negócios. Para os participantes de oficinas, trata-se de uma forma de experimentar a produção manual. Profissionais de outros estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, também marcam presença.

Utensílio em exposição no Apartamento 61, designer responsável: Elizandro Rabelo

Utensílio em exposição no Apartamento 61, designer responsável: Elizandro Rabelo (Divulgação/Veja SP)

Outro ponto da DW neste ano é a parceria com o grupo AccorHotels, que realiza a terceira edição do Design & Technical Summit, na Vila Olímpia, no dia 28. O evento aproxima marcas de fornecedores e empresários do setor hoteleiro. No centro da discussão está a busca por ambientes personalizados. “Os nossos clientes querem experiências únicas e o design nos ajuda a fazer essa conexão”, diz Paulo Mancio, vice-presidente sênior de Design e Construção da AccorHotels América do Sul.

Atividades na Design Weekend

A programação mescla palestras, oficinas e mostras

Modernos Eternos. A quinta edição da mostra se junta à DW com ambientes planejados por arquitetos, a exemplo de Murilo Lomas, Sig Bergamin e Luciana Teperman. Studio 689 — Ugo di Pace. Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 689. Quarta (22) a domingo (2/9). R$ 40,00.

Artesanato em alta. Os participantes aprendem a trecet, técnica de entrelaçamento de tiras de couro. Paula Ferber. Rua Aspicuelta, 288, Vila Madalena Sexta (31) a domingo (2/9).

Traço de Luz. Acabamentos manuais em abajures são o foco da oficina. Fábrica do Design. Avenida Brasil, 2009. Quarta (29) a sábado (1º/9).

Palestras. As tendências da decoração e design thinking são alguns dos assuntos debatidos no ciclo de palestras, promovidas pela marca de móveis Mobly. Rua Fradique Coutinho, 100, Pinheiros.

Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios. Rua Cantareira, 1351, Luz. Terça a sábado, 12h às 17h. Grátis. Design & Technical Summit. Rua Olimpíadas, 205, Vila Olímpia (Hotel Pullman). 28 de agosto. summitaccorhotels.com.br. 7ª Design Weekend. De 29 de agosto a 2 de setembro. designweekend.com.br. High Design. São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda. De 28 a 30 de agosto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s