Dia do Solteiro: 12 lugares para dates fora do óbvio em SP
Para deixar de comemorar a data, que acontece nesta sexta (15), e se preparar para o Dia dos Namorados

Um jantar em um restaurante charmoso, um filme em um cinema de rua, uma noitada em um bar descolado são clássicos garantidos para um bom date (confira a seleção de estabelecimentos da VEJA São Paulo COMER & BEBER).
Mas, para quem quer ir além do óbvio e encantar a parceria com um programa mais inusitado, São Paulo é o lugar ideal, reunindo passeios que vão desde oficinas artísticas até imersões na natureza.
Em homenagem ao Dia dos Solteiros, comemorado nesta sexta (15), a Vejinha selecionou doze opções de dates originais para encantar a paquera logo no primeiro encontro – e quem sabe ano que vem já começar a celebrar o 12 de junho. Confira:
Dates criativos em São Paulo:
Date esportivo
No último relatório anual Year in Swipe, do aplicativo de namoro Tinder, solteiros entrevistados em diferentes países relataram que trilhas, passeios de bicicleta e piqueniques estão entre suas atividades preferidas — refletindo novos hábitos da Geração Z, que prioriza encontros diurnos e ao ar livre. Para quem quer curtir um dia a dois com bastante endorfina, seja andando de bicicleta, correndo, ou fazendo qualquer outra atividade física, São Paulo é um prato cheio. A piscina do Estádio do Pacaembu, trilhas do Parque Ibirapuera e Villa-Lobos e a ciclofaixa do Rio Pinheiros são algumas boas opções. Outro lugar legal é o Minhocão, o que nos leva à próxima sugestão…
Passeio no Minhocão

O Minhocão é o date democrático: agrada quem gosta de correr, caminhar, pedalar e até os sedentários – as cadeiras de praia espalhadas pela via são ótimas pra papear vendo o dia passar -, e o melhor de tudo: é 100% gratuito. O viaduto, que começa em Perdizes e vai até o centro, fica aberto para pedestres durante a semana das 20h às 22h e sábados, domingos e feriados das 7 às 22h.
A dica é pegar uma água de coco e se entreter dando pitacos sobre a arquitetura dos prédios ao redor – uma boa oportunidade para avaliar se as opiniões imobiliários do casal são compatíveis e evitar um problemão no futuro… Para não passar batido, a Vejinha destacou sete edifícios icônicos do Minhocão.
Conexão a cada taça
Nada mais romântico do que dividir uma garrafa de vinho a dois. Para quem é fã da bebida, não faltam boas opções em São Paulo. A Vejinha elencou os melhores da cidade, com opções em Pinheiros, no Itaim Bibi e no Bixiga, vale a pena dar uma conferida na lista. Outra sugestão é dar um pulo na Cinesala, que vende na bomboniere taça e garrafa de vinho para saborear durante o filme.
Curtir uma vista para a Avenida Paulista

Nada mais romântico do que um date com uma boa vista. A Paulista, cartão-postal da cidade, tem dois mirantes gratuitos, um em cada ponta da avenida: o Sesc Avenida Paulista e o Instituto Moreira Salles (IMS), ambos gratuitos.
Desenho urbano
Por que não aproveitar um dia ensolarado para praticar habilidades artísticas? Pegue seu caderninho ou sua tela e dê um pulo na Pinacoteca. O último piso, onde está o acervo permanente, tem bastante luz solar e é especialmente bom para desenhar.
Visita a museu

Date no museu é garantia de papo interessante. Masp e Pinacoteca são sempre ótimas opções, mas vale a pena fugir dos óbvios. Museu das Favelas, Museu da Diversidade Sexual, Casa de Dona Yayá e IMS (pode até aproveitar para unir os programas e curtir a vista para a Paulista) são opções menos conhecidas, mas que prometem um bom passeio.
Caminhada noturna do centro
Às quintas-feiras rola a Caminhada Noturna no Centro, um jeito diferente de explorar a região histórica da cidade. A cada semana, eles fazem um percurso temático diferente (e grátis!), alguns baseados em artistas paulistanos, como Adoniran Barbosa, e outros dedicados a estabelecimentos da área, como o roteiro de teatros do centro. A programação é postada semanalmente no Instagram (@caminhadanoturnacentrosp).
Peça de teatro

Para fugir um pouco da mesmice do cinema, a dica é convidar o date para o teatro. O Teatro Oficina, além de ter peças elogiadas, encanta com a arquitetura de Lina Bo Bardi. Vale a pena checar a duração da peça antes de comprar o ingresso – talvez três horas de espetáculo seja intenso demais para um primeiro date. Além do Oficina, São Paulo tem centenas de teatros, ideais para curtir um espetáculo e conversar sobre a encenação depois, acompanhados de um drink. Fique de olho na seleção semanal da Vejinha e escolha a peça que combina mais com vocês!
Curtir um forró juntos
Qualquer desculpa para ficar abraçadinho vale! O Canto da Ema, em Pinheiros, tem forrós de quarta a domingo. Às segundas, tem Forró dos Ratos, no Estúdio Lâmina, na Rua São João.
Convidar para um samba

Na mesma linha do forró, o samba pode ser uma boa pedida – seja para curtir o som sentados ou quem sabe se arriscar na dança. O Dois-dois, nos Campos Elísios, e o Ó do Borogodó, em Pinheiros, têm programação de quarta a domingo.
Fazer uma trilha

Se você descobriu que o date gosta de esporte e aventura, não tem jeito melhor para impressioná-lo do que convidando para fazer uma trilha sem sair de São Paulo. O Parque Ecológico do Guarapiranga, na zona sul, tem dezenas de opções de rotas para curtir perto da represa e o Pico do Jaraguá também tem diversas opções de trilhas – e uma vista exuberante da cidade.
Cinusp
Sim, cinema é um date meio óbvio. Mas que tal levar a paquera para o cinema dentro da USP, que é grátis e oferece uma curadoria mensal de filmes antigos? Lá são exibidos desde produções do último ano, até filmes do começo do século XX e dá pra aproveitar a economia do ingresso e investir em petiscos gostosos para comer durante o filme. Vale a pena ficar de olho na programação, disponível no Instagram @cinusp.