Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Como criar e manter as metas para o ano-novo

Após um ano repleto de desafios, objetivos pequenos e menos ambiciosos são boa alternativa para criar novos hábitos em 2021; veja cinco dicas

Por Humberto Abdo Atualizado em 1 jan 2021, 12h44 - Publicado em 1 jan 2021, 12h43

Após o ano imprevisível que tivemos, a ideia de criar resoluções de ano-novo para 2021 pode ser um tanto cansativa. Em matéria publicada pelo The New York Times, especialistas indicam que, em vez de listar objetivos grandiosos e vagos, vale mais escrever apenas uma ou duas metas específicas, pequenas e alcançáveis. São essas que poderão ajudar a desenvolver confiança e um senso de orgulho capaz de melhorar seu bem-estar. Confira cinco dicas:

Pense nas suas motivações

Só porque é 1º de janeiro não significa que você vai se sentir automaticamente motivado para começar um novo hábito. Portanto, ao criar suas resoluções de ano-novo, considere quais mudanças gostaria de promover, mas também por que deseja fazê-las. O que o faz se sentir comprometido em alcançar seu objetivo?

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Se você sabe que gostaria de perder peso, é porque está tentando se adequar aos padrões da sociedade? Porque seu médico lhe disse para fazer isso? Nesse caso, são motivadores externos que têm menos probabilidade de ajudá-lo a alcançar o objetivo. Por outro lado, se perder peso o atrai porque comer alimentos saudáveis ​​e praticar exercícios fazem você se sentir melhor física e mentalmente, essas são motivações internas que o tornarão mais propenso a construir novos hábitos de longo prazo.

Escolha objetivos pequenos

Para que as resoluções de ano-novo funcionem, evite desejos fantásticos e concentre-se em pequenas metas. A resolução de “ficar mais saudável”, por exemplo, pode ser muito vaga. Se você quer ficar mais forte, mas não se exercita há anos, reduza as expectativas e comece a ir à academia uma vez por semana por apenas meia hora ou menos. Se puder fazer isso consistentemente por alguns meses, tente ir duas vezes por semana. Cada pequeno sucesso pode ajudar a impulsioná-lo em direção a outros maiores.

Crie um plano, não uma resolução

Ter um objetivo é ótimo, mas como você vai alcançá-lo? Se você deseja ganhar mais dinheiro, quais são as etapas que precisa seguir para fazer isso e de quanta renda extra precisa para atingir sua meta? Se está empregado, trabalhar horas extras é uma possibilidade ou você pretende tentar uma promoção? Precisa voltar à escola para aprender um conjunto diferente de habilidades? Quanto mais você “disseca” seu objetivo, mais fácil será dividi-lo em etapas viáveis.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Um estudo de 2011 publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, por exemplo, descobriu que os funcionários de uma grande empresa que foram solicitados a escrever a data e hora em que planejavam obter uma vacina contra a gripe da empresa eram estatisticamente mais propensos a obtê-la do que aqueles que receberam lembretes, mas não precisaram escrever o compromisso.

Continua após a publicidade

Encurte a lista e escreva-a no papel

Se você tem vários tipos de objetivos, escolha aquele que mais lhe agrada, dizem os especialistas. Ter apenas um objetivo e um plano para alcançá-lo é mais importante do que ter muitos objetivos vagos. E aproveite para escrevê-lo em detalhes: isso poderá ajudá-lo a pensar nos objetivos e a memorizá-los.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

Ao escrever sua meta, a maneira como você a expressa também pode fazer diferença, de acordo com um estudo sueco publicado este mês. Os pesquisadores descobriram que pode ser mais eficaz estruturar seus planos em termos do que você vai fazer em relação ao que não deve fazer. Por exemplo, diga que quer “ir para a cama meia hora antes” em vez de dizer que quer “parar de ir para a cama tão tarde”.

Dê uma folga

No final das contas, 2020 foi um ano difícil, então não coloque muita pressão sobre si mesmo ao tentar cumprir sua meta. Portanto, não desista se você não cumprir suas resoluções de ano-novo.

Incentive-se com lembretes gentis. Usar o alarme do telefone às vezes pode ser útil para cutucá-lo para ir à academia ou se preparar para dormir.

Mesmo que você não cumpra sua meta tão rapidamente quanto deseja ou da maneira exata que planejou, ainda é importante comemorar por estar trabalhando para fazer uma mudança positiva.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

  • Continua após a publicidade
    Publicidade