Continua após publicidade

Comic Con Experience se firma como maior evento do tipo no mundo

Festival de cultura geek começa na quinta (7) e espera receber 220 000 visitantes para ver personalidades como Will Smith e Alicia Vikander

Por Mariana Rosario Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Tatiane Rosset
Atualizado em 1 dez 2017, 06h00 - Publicado em 1 dez 2017, 06h00

Dezembro é tempo de enfeitar a árvore de Natal, comprar presentes e mais presentes, pular sete ondas… O mês também representa uma época bastante festiva para os seguidores da cultura geek. Isso por causa da chegada da Comic Con Experience (CCXP). Trata- se de uma megaconvenção na qual o público ligado ao universo pop pode encontrar seus ídolos e saber em primeira mão detalhes de séries e filmes, além de comprar produtos variados de franquias famosas do mundo nerd.

A partir de quinta (7), o evento deve receber 220 000 pessoas no São Paulo Expo, na Zona Sul. São quatro dias de atividades, distribuídas por 115 000 metros quadrados, quase o triplo do tamanho da edição de estreia, realizada em 2014. A atração se firma como a maior do tipo no mundo. No ano passado, ao bater a marca de 190 000 visitantes, superou os 160 000 frequentadores da tradicional San Diego Comic-Con, criada na década de 70.

Até domingo (10), a CCXP será o destino de nomes de peso como o ator Will Smith, a ganhadora do Oscar Alicia Vikander, o ídolo teen Nick Jonas e Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister do seriado Game of Thrones. Essas celebridades, além de diretores, produtores, quadrinistas e outros convidados, revelam novidades no setor de entretenimento em painéis concorridíssimos e encontros exclusivos, com fotos e autógrafos.

Pizii ao lado do tiranossauro rex: escultura de 4 metros de altura (Clayton Vieira/Veja SP)

Para tentar dar um “tchauzinho” aos astros, no entanto, há um preço: o ingresso básico custa 99,99 reais e o mais caro, 6 999,99 reais, preço de um combo que garante acesso vip às atividades, quatro esculturas colecionáveis e outros mimos. A entrada somente para sábado (9) e o pacote para os quatro dias estão esgotados.

A Editora Abril também participa do festival com um estande em que será possível conhecer um museu das publicações Disney, usando óculos virtuais. Rolará ainda o lançamento do quarto volume da coleção Biblioteca Don Rosa, narrativa do início da história do Tio Patinhas, e haverá desconto de 10% em títulos de sucesso, do naipe de Manual do Escoteiro Mirim.

A quarta edição do evento aposta em uma curadoria especializada e em experiências imersivas para que o fã possa se sentir parte de seu game, série ou HQ favoritos. “Absolutamente tudo é exaustivamente pensado e planejado, pelo menos, com um ano de antecedência”, garante Ivan Costa, da Chiaroscuro Studios, uma das três empresas responsáveis pela festança nerd.

Continua após a publicidade
Moreno: colecionador famoso entre os fãs de Star Wars (Antonio Milena/Veja SP)

Entre os destaques, espere encontrar uma estátua de um tiranossauro rex de 4 metros de altura e 2 toneladas feita nos moldes do bicho original do filme Jurassic Park: o Parque dos Dinossauros (1993), de Steven Spielberg. A escultura é uma criação da marca de colecionáveis Iron Studios.

Todos os anos, ela elabora projetos gigantescos e exclusivos para a CCXP. “Este foi o nosso trabalho mais ousado”, acredita Renan Pizii, CEO da empresa e um dos sócios do evento. A etiqueta exibirá ainda novos bonecos vendidos apenas durante a cerimônia em quantidade limitada, com preços em média de 300 reais, entre eles Groot, de Guardiões da Galáxia.

Os frequentadores se mostram uma atração à parte. Alguns aparecem fantasiados como ícones das telonas, como o Capitão América e os heróis da Liga da Justiça. E, como fãs dedicados, chegam cedo e fazem fila para quase tudo — então, vá com paciência.

O dentista Rodrigo Moreno é um dos que não perdem nenhuma edição da conferência por aqui. Famoso entre os aficionados
de Star Wars (conta com uma coleção de aproximadamente 2 000 itens da saga), também costuma ser convidado para debates especiais, sempre trajado tal e qual um dos personagens. “É como um Carnaval”, diz. “Saio de uma edição pensando na próxima.” Neste ano, fará as vezes de Kylo Ren, o novo vilão da franquia.

O evento reúne ainda 140 marcas, distribuídas por 120 estandes. Dá para comprar colecionáveis, roupas e até objetos de decoração. Em sua primeira participação, a Lupo investiu 450 000 reais para comercializar meias temáticas de Harry Potter e Star Wars por lá. A Riachuelo prepara um arsenal de mais de 70 000 produtos, com preços a partir de 5,90 reais.

Continua após a publicidade

O mercado hoteleiro igualmente lucra com a atração: aproximadamente 100 000 pessoas desembarcam na capital e se hospedam nos 21 hotéis credenciados. Foram disponibilizados 1 000 quartos em 2017, com preços entre 199 reais e 370 reais a diária. Ao todo, a festa movimenta cerca de 50 milhões de reais na cidade.

Star Wars: fãs poderão ficar frente a frente com o droide BB-8 (Divulgação/Veja SP)

Até do lado de fora dos portões do São Paulo Expo empresas surfam na onda positiva do negócio. Durante os quatro dias do evento, bares, livrarias e outros estabelecimentos focados nesse mundo recebem uma verdadeira multidão nerd. As vendas das filiais da etiqueta de camisetas Studio Geek dobram nessa época, por exemplo.

A marca paulistana está se expandindo por outros estados: abriu franquias em Uberlândia, Salvador e Rio de Janeiro neste ano. “Trata-se de um movimento parecido com o da Fórmula 1 para nosso mercado”, afirma o fundador e sócio Daniel Altavista.

Comic Con Experience. Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, Água Funda. Quinta (7) e sexta (8), 12h às 21h; sábado (9), 11h às 21h; domingo (10), 11h às 20h. R$ 99,99 a R$ 6 999,99. www.ccxp.com.br.

AGENDA DAS GALÁXIAS

Estrelas internacionais e atrações concorridas na programação deste ano

Continua após a publicidade

Will Smith: acompanhado do ator Joel Edgerton, a maior estrela da CCXP falará sobre o filme Bright no painel da Netflix, que rola no domingo (10).

Alicia Vikander: primeira ganhadora do Oscar a comparecer ao evento (Divulgação/Veja SP)

Alicia Vikander: primeira ganhadora do Oscar a comparecer ao evento, a sueca divulga a produção Tomb Raider: a Origem em encontro da Warner Bros. Pictures, no domingo (10).

Nick Jonas: ex-Jonas Brothers, o cantor e ator promoverá o longa Jumanji: Bem- Vindo à Selva no sábado (9). A produção estreia em 4 de janeiro no país.

Star Wars: fãs da franquia cinematográfica poderão ficar frente a frente com o droide BB-8, um dos personagens mais queridos de Star Wars: os Últimos Jedi, que estreia em 14 de dezembro no Brasil.

Loja Harry Potter: sucesso em 2016, o espaço temático está ainda maior neste ano. Nos 700 metros quadrados, fãs encontrarão varinhas, cachecóis e outros itens licenciados pela Warner Bros.

Continua após a publicidade

Viva — A Vida É uma Festa: a nova animação da Disney•Pixar só chega ao país em janeiro, mas a CCXP realiza uma pré-estreia exclusiva.

Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister de ‘Game of Thrones’ (Divulgação/Veja SP)

Nikolaj Coster-Waldau: o ator dinamarquês vive Jaime Lannister em Game of Thrones e falará sobre a série da HBO em painel especial, na sexta (8).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.