Continua após publicidade

Carnaval 2024: blocos de rua na Zona Leste, Oeste, Norte, Sul e no Centro

Alguns destaques entre as centenas de desfiles que vão acontecer no Carnaval, organizados pelas regiões paulistanas

Por Tomás Novaes
9 fev 2024, 06h00

O Carnaval chegou e a Vejinha preparou um roteiro com sugestões de blocos de rua para curtir a folia em todas as regiões de São Paulo: na Zona Leste, Zona Oeste, Zona Norte, Zona Sul e na região central.

ZONA OESTE

Ritaleena > O primeiro Carnaval do bloco após a morte de Rita Lee (1945-2023) leva o tema Rita Infinita — Para Pintar o Teu Nome no Céu. No pré-Carnaval, o bloco reuniu mais de 80 000 pessoas na Avenida Sumaré. Rua Sepetiba, 660, Vila Romana. Dom. (11), 12h.

Jegue Elétrico > Marchinhas autorais e muito agito estão garantidos no desfile do bloco, um dos mais tradicionais de Pinheiros, fundado em 2000. Rua Lisboa, 534, Pinheiros. Sáb. (10) e dom. (11), 12h.

Bloco da Pocah > A festa da cantora carioca acontece pela primeira vez na rua neste ano, com desfile na Barra Funda. O after será na Audio, às 19h. Avenida Marquês de São Vicente, Barra Funda. Ter. (13), 13h.

Bloco Chama o Síndico > O cortejo, que nasceu na Cohab II de Carapicuíba, é uma das atrações do Carnaval no Butantã. Não, não tem nada a ver com o Tim Maia — o nome é porque a folia vai até tarde. Rua Estevão Lopes, Butantã. Sáb. (10), 14h.

Bloco Os Capoeira > Com o tema Capoeira é Diversidade! Viva Madame Satã e repertório de músicas afro-brasileiras, o cortejo terá participações de Vanessa Moreno e Jessica Americo. Rua Belmiro Braga, 186, Vila Madalena. Sáb. (10), 12h.

Continua após a publicidade

ZONA LESTE

Bloco da Lisa > A jornalista Lisa Gomes, repórter do TV Fama, volta com o seu bloco nas ruas da Mooca. O cortejo estreou em 2019. Rua Catarina Braida, 232, Mooca. Dom. (11), 12h.

Bloco Partideiros da Maria Zélia > O samba é protagonista do desfile carnavalesco que acontece na centenária Vila Maria Zélia, no Belenzinho. Rua José Pinheiro Bezerra, 100, Belenzinho. Dom. (11), 14h.

Bloco Tá Suavi > Desde 2020, a festa anima as ruas do Jardim Alzira, no extremo leste da cidade. Rua Marcondes Machado, 14, Sapopemba. Ter. (13), 14h.

Bloco Tatuapé > Com expectativa de reunir 100 000 pessoas, o desfile terá como atração o Grupo Sempre Tem. Avenida Abel Ferreira, 69, Tatuapé. Dom. (18), 12h.

bloco-tatuapé
Foliões do Bloco Tatuapé: expectativa de 100 000 pessoas (Arquivo pessoal/Divulgação)

ZONA NORTE

Bloco Urubó > Desfilando no entorno da Paróquia Nossa Senhora do Ó desde 2010, o cortejo é tradição na Freguesia do Ó. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, s/nº, Freguesia do Ó. Sáb. (10) e dom. (11), 12h.

Continua após a publicidade

Bumbá Bloco > Inspirado na cultura amazonense do Festival Folclórico de Parintins, o desfile acontece pela terceira vez na cidade. Rua Viri, Santana. Seg. (12), 13h.

Bloco Jah É > A cultura reggae é tema da festa de rua, que estreou em 2019 na Freguesia do Ó. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, Freguesia do Ó. Seg. (12), 10h.

Donos da Percussão na Rua > A orquestra percussiva Donos da Percussão se apresenta na Zona Norte com a presença do grupo teatral Kizomba pra Preto. Praça do Centenário, Casa Verde. Seg. (12), 13h.

bloco-urubó
Comunidade no Bloco Urubó: tradição da Freguesia do Ó (Wagner Alves/Divulgação)

ZONA SUL

Bloco do Beco > O cortejo sai às ruas do Jardim Ibirapuera desde 2002, reunindo moradores de todas as idades. Salgueiro do Campo, 612, Jardim Ibirapuera. Sáb. (10), 12h.

Bonde Pesadão > Desfile inédito terá dois trios elétricos, liderados pela cantora Iza, e participações de MC Carol e NX Zero. Rua Bragança Paulista, 679, Santo Amaro. Dom. (11), 12h/18h.

Continua após a publicidade

Bloco Villa Country — Pinga Ni Mim > No Parque Ibirapuera, a dupla João Bosco & Vinicius é a grande atração do bloco. Ideal para os fãs de sertanejo. Avenida Pedro Álvares Cabral, 200, Vila Mariana. Seg. (12), 13h.

Bloco do Hercu > No Jardim Ângela, o bloco que sai há onze anos no Carnaval homenageia o padre Jaime Crowe, que faleceu em 2023. Rua Ignácio Limas, 14, Jardim Herculano. Dom. (11), 11h.

bloco-do-beco
O Bloco do Beco: folia na Zona Sul (Jeff Delgado/Divulgação)

REGIÃO CENTRAL

Minhoqueens > Um dos maiores blocos da cidade. O desfile deste ano terá presença de Lia Clark e after na Kat Club. Avenida São João, 677, Centro. Sáb. (10), 12h.

Filhos de Gil > O bloco que homenageia Gilberto Gil leva ijexá, samba e reggae para as ruas da cidade. Avenida Engenheiro Luiz Gomes Cardim, 20, Aclimação. Seg. (12), 12h30.

Ilú Obá De Min > O desfile reverencia Marielle Franco e sua família com tambores, dançarinos, pernaltas e bateria de 400 mulheres. Praça da República. Sex. (9), 18h.

Continua após a publicidade

Bloco Pagu > O cortejo, formado por 130 ritmistas mulheres, homenageia Rita Lee com o tema Não Provoque, É Cor de Rosa Choque. Avenida São João, 677, Centro. Ter. (13), 11h.

Bloco do Ezatamentchy > O desfile celebra a comunidade trans com presença de nomes como Valéria Barcellos, Diva Menner, Verónica Valenttino e Divana Montez, entre outros. Rua Fortunato, 35, Santa Cecília. Ter. (13), 9h.

bloco-ilu-oba-de-min
Desfile do Ilú Obá de Min: destaque no Centro (Luciana Cury/Divulgação)

FESTA EM NÚMEROS

O pré-Carnaval abriu a festa de rua em São Paulo nos dias 3 e 4. Segundo a prefeitura, aconteceram 181 desfiles — mais 222 estão previstos para o feriado, e outros 123 no fim de semana posterior.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registrados 131 furtos e quinze roubos.

Thais Haliski, da Comissão Feminina do Carnaval de Rua, fez críticas à organização. “Todo ano acontecem cancelamentos, mas desta vez blocos tradicionais não desfilaram por falta de dinheiro”, afirmou, citando o atraso no anúncio do patrocínio do evento, divulgado em 16 de janeiro, como uma das razões.

Continua após a publicidade

No Carnaval passado, o pregão foi realizado ainda em dezembro. Segundo a Secretaria de Governo Municipal, “não houve atraso na divulgação”.

Domingo Ela Não Vai e Lua Vai são dois exemplos de blocos que não vão desfilar. Ocorreram pelo menos 129 cancelamentos desde o início do ano. Em 2023, a prefeitura registrou 213 no período todo da festa.

Comunicado completo da Secretaria de Governo Municipal

A Secretaria de Governo Municipal informa que não houve atraso na divulgação. A sessão do pregão presencial para o Patrocínio do Carnaval ocorreu em 16 de janeiro de 2023, com o depósito do valor de R$ 26,6 milhões realizado poucos dias depois pela empresa vencedora.

Todos os processos de contratação para a infraestrutura do Carnaval se deram por meio de Atas de Registro de Preços (atos administrativos que independem do patrocinador master) preparadas pela Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), a partir de setembro de 2023, para a efetiva execução no período de carnaval.

O patrocínio obtido no pregão é integralmente utilizado para a implantação da infraestrutura dos eventos: postos de atendimento de saúde, gradis, segurança, bombeiros civis, fornecimento de água, por exemplo.

Publicado em VEJA São Paulo de 8 de fevereiro de 2024, edição nº 2879

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.