Avatar do usuário logado
Usuário

Bloco de SP homenageia no samba de 2026 fundador morto em acidente aéreo

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o Luizão, morreu em setembro de 2025 no Mato Grosso do Sul

Por Livia Uchoa 1 fev 2026, 16h21 •
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz
Conhecido como Luizão, o cineasta morreu em um acidente de avião em setembro de 2025 (@confrariadopasmado/Instagram)
Continua após publicidade
  • Neste ano, o samba-enredo do Bloco Confraria do Pasmado será dedicado a vida do cineasta e fundador do bloco, Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, morto em um acidente de avião no Mato Grosso do Sul (MS), em setembro de 2025. 

    Escrito por Eduardo Piagge, Fernando Mello e Penin, o samba Eterno Pasmado do Ano fala sobre a saudade e o legado do cineasta. “Luizão não apenas participou da criação do Pasmado: ele encarnava, como poucos, a alma da Confraria, que há mais de 20 anos leva música, alegria e resistência às ruas de São Paulo”, escreveu o bloco nas redes sociais. A letra faz parte do tema “A Vida É Um Carnaval Sem Fim”.

    O bloco desfila no dia 8 pelas ruas das Vila Madalena.

    Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz
    Ele participou da fundação do bloco paulista, tradicional da Vila Madalena, em 2003 (@confrariadopasmado/Instagram)

    Conhecido como Luizão, o cineasta estava no avião de pequeno porte que caiu no dia 23 de setembro de 2025, ao lado da pista de pouso da fazenda Barra Mansa, área turística localizada na zona rural de Aquidauana (MS). Além de Luiz, o acidente matou o arquiteto chinês Kongjian Yu, criador do conceito de “cidades-esponja”, o cineasta Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

    Segundo a investigação feita na época, o avião explodiu ao atingir o solo, o que resultou na carbonização dos quatro corpos. Não houve sobreviventes.

    Continua após a publicidade

    “Seu trabalho e sua paixão ajudaram a moldar não só o nosso bloco, mas também o carnaval de rua paulistano, que hoje pulsa forte e diverso graças, em parte, à sua dedicação…fica a certeza de que Luizão seguirá conosco, no batuque, nas canções, na memória e no coração de cada integrante da Confraria”, escreveu o bloco na época do acidente. 

    Confira o samba-enredo

    A vida é um carnaval sem fim
    Na levada do rebolo seu coração
    Bate em mim
    A vida é um carnaval sem fim
    Na virada do rebolo seu coração
    Pra sempre bate em mim

    O Pasmado vem mostrar o seu respeito
    Com a saudade no peito
    Vem lembrar de você
    A ladeira lá na Vila Madalena
    Uma cena de cinema
    Até amanhecer

    Essa avenida nunca vai te esquecer
    Essa avenida nunca vai te esquecer

    Continua após a publicidade

    Galo cantou às 4 da manhã
    O show vai continuar
    Era cacique agora
    É nosso padroeiro
    Sua passagem é espelho
    Água de chuva no mar
    Saudade, amor, que saudade
    Hoje é dia de festejar

    Nos documentários sempre deu olé
    No futebol do pescoço pra baixo canela é
    Viajou!
    Viajou o mundo
    Da China ao Oriente Médio
    Contou histórias concretas
    Sua casa sempre aberta
    Sempre coube um a mais

    Sem perder a ternura jamais
    Vem pela frente ou por trás
    Seu tapa na cara carinhoso
    Que faz o mundo ficar
    MARAVILHOSO!

    A vida é um carnaval sem fim
    Na levada do rebolo seu coração
    Bate em mim
    A vida é um carnaval sem fim
    Na virada do rebolo seu coração
    Pra sempre bate em mim

    Continua após a publicidade

    Bloco tradicional de São Paulo

    Bloco Confraria do Pasmado
    (@confrariadopasmado/Instagram)

    Criado em 2003, o Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado (CCCP) é uma associação sem fins lucrativos que começou como uma roda de amigos apaixonados por samba. Os encontros aumentaram e se tornaram um bloco na Vila Madalena em 2006, caracterizado pela mistura de ritmos e músicas brasileiras. 

    O repertório inclui obras de Gal Costa e Gilberto Gil, além de ritmos como samba, frevo, baião, ijexá, axé e funk carioca. O grupo também apresenta sambas autorais criados pela ala de compositores.

    Bloco Confraria do Pasmado
    Atuamente, o bloco é formado por mais de 150 pessoas (@confrariadopasmado/Instagram)
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês