Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Alemanha Oriental é tema de exposição na Linha 4-Amarela, em São Paulo

Mostra revela o cotidiano da região pouco antes da reunificação, em 1990

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 7 dez 2020, 16h04 - Publicado em 7 dez 2020, 16h03

Em comemoração aos 30 anos da Reunificação Alemã, o Consulado Geral da Alemanha traz para São Paulo a exposição “Harald Hauswald: vivendo na Alemanha Oriental”. Organizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, a mostra, inédita no país, pode ser vista durante dezembro na Estação Faria Lima.

As manifestações pacíficas e a queda do Muro de Berlim em 1989 permitiram que menos de um ano depois, em 3 de outubro de 1990, ocorresse a reunificação. Não foram apenas dois estados que se tornaram um, mas duas sociedades que se desenvolveram separadamente ao longo de décadas e que precisavam crescer juntas novamente.

“Tenho curiosidade pelas pessoas e pelo mundo, me coloco entre os fotógrafos de rua. Não há nada mais emocionante do que observar o que está ao seu redor e encontrar imagens que podem contar pequenas histórias, colocar o espectador em movimento em que ele descobre algo próprio, torna-se parte da curiosidade”, diz o fotógrafo Harald Hauswald sobre a seleção de imagens para a exposição.

As fotos de Harald Hauswald mostram a vida cotidiana durante os tempos da República Democrática Alemã RDA pouco antes da reunificação. São testemunhos do dia a dia no socialismo, em particular o desenvolvimento urbano de Berlim Oriental e o trabalho dos grupos de oposição, por artistas e outras comunidades juvenis.

“As imagens de Harald Hauswald são uma revelação estética e artística. Porém, atuam também como testemunhas históricas da vida na RDA de um jeito muito particular. Estamos muito felizes em poder realizar esta exibição por ocasião dos 30 anos de reunificação da Alemanha”, diz o cônsul-geral de Alemanha em São Paulo, Thomas Schmitt.

Serviço:

Harald Hauswald: Vivendo na Alemanha Oriental. Estação Faria Lima de metrô – Linha 4 Amarela: de 1 a 30 de dezembro

Com informações da Governo de São Paulo

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade