Clique e assine por apenas 6,90/mês

A Era dos Games: o melhor da exposição interativa

Visitamos o espaço para mostrar curiosidades e dicas de como aproveitar melhor a exposição

Por Catherine Barros - 31 Aug 2017, 12h58

O Pavilhão da Bienal recebe desde 16 de agosto a megaexposição interativa A Era dos Games. Concebida em Londres, na Inglaterra, a mostra reúne 150 jogos de diferentes épocas.

A mostra está dividida em treze categorias, para serem aproveitadas como “fases” de um jogo. Recepcionam os visitantes clássicos como o Pong (1972), uma batalha de ping-pong para ser jogada em duplas. Ponto alto para os adultos, o Atari e seus companheiros de época também estão por ali.

A parte das crianças conta com jogos na altura dos pequenos, além de banquinhos Catherine Barros/Veja SP

Para os pequenos, a diversão é garantida com jogos como o Mônica no Castelo do Dragão, de 1991, que se parece com o Mario Bros, o Hey You, Pikachu!, dos anos 2000, no qual as crianças podem até conversar com o Pikachu por meio de um microfone e o mais recente Minecraft, de 2009.

Há jogos baseados em filmes e vice-versa, como Star Wars, 007 e Tron. Há ainda simuladores de corrida e jogos com interação em equipe, como League Of Legends (LOL).

Continua após a publicidade

Cópias de desenhos originais mostram a evolução do personagem Mario, da Nintendo, e dos participantes do jogo The Sims. Pinballs e jogos de fliperama também têm vez e fazem sucesso com os visitantes. Numa área um tanto escondida ficam um jogos de dança e música, com instrumentos para os visitantes tocarem.

Virtual Sphere: jogo de realidade virtual, tem duração de 2 minutos Divulgação/Divulgação

Os games mais desejados  são os de realidade virtual. No Virtual Sphere, o visitante entra na esfera e é ‘colocado’ dentro de uma sala, por meio dos óculos de realidade virtual. Conforme ele caminha na bola, ele se movimenta também dentro do jogo. Por conta da grande procura, vale colocar o nome na lista de espera assim que chegar e curtir os outros atrativos enquanto aguarda. Vale ressaltar que entram na bola apenas pessoas maiores que 1,50 metro com calçados fechados.

Dos Estados Unidos até o Japão, conheça os sucessos Catherine Barros/Divulgação

É possível conhecer as preferências dos jogadores conforme o país. Em sequência, aparecem jogos de sucesso nos Estados Unidos, como Angry Birds e o Project Car. No continente europeu, tem vez os jogos de missão, como o Prince of Persia. Os jogos mais coloridos, musicados e dançantes, aparecem no Japão, como Project Diva.

Vale avisar: por conta do grande número de jogos, o barulho da exposição pode ficar intenso. As sessões têm duração de 90 minutos e não há nenhum jogo recomendado para maiores de 18 anos. Para encontrar o Pavilhão mais vazio, evite os fins de semana.

Continua após a publicidade

Pavilhão da Bienal. Parque do Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera (portão 3). Terça a domingo, 11h às 20h. R$ 40,00. Vendas pelo site www.ingresse.com. Até 12 de novembro.

Publicidade