9 perguntas para não perder nada do musical Les Misérables

Respondemos as principais questões para não restar dúvidas de que você precisa assistir ao espetáculo

Les Misérables é sem dúvidas um dos maiores musicais de todos os tempos. Não acredita? Então é só bater um papo com as mais de 70 milhões de pessoas que já assistiram ao espetáculo desde que ele foi lançado na França em 1980. Escrita em 1862 por Victor Hugo, a história já foi adaptada em mais de 44 países e arranca lágrimas e sorrisos por onde passa.

A versão brasileira, patrocinada por Bradesco, está em cartaz no Teatro Renault até o dia 10 de dezembro. Se tudo isso ainda não lhe convenceu a conferir o espetáculo, veja as respostas das principais perguntas que podem estar passando por sua cabeça.

1. É verdade que o musical está há 28 anos em cartaz?

Sim, na Broadway dos Estados Unidos. E Les Mis, como é apelidado, é tão grandioso que está no ranking como o 5º musical há mais tempo em cartaz por lá. Na frente dele estão apenas O Fantasma da Ópera, Chicago, O Rei Leão e Cats. No Brasil, o sucesso foi tamanho que a temporada, prevista para encerrar em julho, foi estendida até dezembro.

2. Qual é a sinopse da história?

Jean Valjean é preso por roubar um pão para alimentar o sobrinho faminto. Ao sair da prisão é perseguido pelo inspetor de polícia Javert enquanto tenta recomeçar sua vida. As tramas dos outros personagens são entrelaçadas com a de Valjean. O musical explora diversos aspectos da condição humana em uma trama de traição e luta contra a desigualdade.

View this post on Instagram

#andanças #teatro #sunday #lesmiz

A post shared by As pequenas e grandes alegrias (@aspequenasegrandesalegrias) on

3. Ele é inteiro cantado?

Verdade, não existem diálogos que não estejam acompanhados pela orquestra. Depois de alguns minutos, você começa a enxergar tudo como uma grande sinfonia. É bem capaz de até sair do teatro arriscando chamar o táxi em uma nota alta. 😉

4. Eu preciso ser muito fã de musicais para ver?

Dê uma chance, mesmo se não curtir muito musicais. Apesar de ser um dos principais expoentes do estilo, Os Miseráveis passa bem longe do estereótipo de musicais ao qual muita gente está habituada. Durante todos os 155 minutos de peça (calma, tem intervalo de 15 minutos) você vai ver muito drama, romance, ação e reviravoltas. Nada sobre a história é previsível e, se você for dos que choram fácil, é melhor levar uma caixa de lenços.

5. E se eu já tiver visto o filme?

Não interfere! Apesar da versão cinematográfica ter arrebatado 3 Oscars e contar com grandes estrelas como Anne Hathaway e Hugh Jackman, a do teatro não deixa nada a desejar. Cada troca de adereços e figurinos faz você esquecer que tudo está acontecendo em um só palco: já na primeira nota de Jean Valjean (interpretado por Daniel Diges) você nem lembrará mais que está em um teatro, cercado de pessoas.

6. A versão brasileira é boa mesmo?

Sim. É tudo bem construído, os cenários são grandiosos e os figurinos fiéis à época. O toque brasileiro faz cada nota musical ser ainda mais especial.

7. As músicas são todas em português?

Sim, algumas pessoas ainda tem dúvida quanto a isso. E não se deixe enganar: as versões traduzidas não tiram a emoção das originais. Você ainda vai se arrepiar com  Eu Tive Um Sonho (I Dreamed A Dream) e Só Pra Mim (On My Own). Quem conhece bem a trilha vai identificar a música já na primeira nota e, caso tudo seja uma novidade, as letras são tão convidativas que é difícil não mergulhar na história.

8. É livre para todo mundo assistir?

Sim, mas os menores de 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Apesar de ter vários gêneros durante toda a peça, como cenas de comédia, ação e guerra, as mensagens do musical são prioritariamente sobre amor, luta contra desigualdade e amizade. Um ponto alto é ver a união dos estudantes em torno de uma causa que eles acreditam e como eles estão honrados em lutar ao lado dos seus amigos.

9. Quais são os principais destaques na produção?

Entre os pontos altos de Les Mis no Brasil está o figurino, com 1782 itens de vestuário e 92 trajes completos. Tudo elaborado com tantos detalhes que não notar a excelente caracterização dos personagens é quase um desserviço com a produção. Bônus para a incrível evolução do personagem Jean Valjean (spoiler: ao longo da peça ele vai envelhecendo para representar o passar dos anos). Também não dá para deixar de citar o momento em que a barricada da luta entra em cena. Tudo muda: o jogo de iluminação e a trilha sonora aumentam a tensão, aproximando o público da urgência da revolução.

Serviço

Les Misérables
Patrocinado por Bradesco

Temporada: de 10 de março até 10 de dezembro
Sessões: Quintas e Sextas, às 21h; sábados, às 16h e 21h; domingos, às 15h e 20h
Classificação etária indicativa: Livre. Menores de 12 anos: permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais
Local: Teatro Renault. Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista. São Paulo – SP
Ingressos: De R$ 25 a R$ 330. Online e em pontos de venda

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s