Continua após publicidade

Novo selo de bem-estar animal identificará produtos em supermercados

Certificado serve para mostrar que bichos não estão sendo maltratados durante o processo de produção

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 19 mar 2019, 19h00 - Publicado em 11 mar 2019, 15h21

Quem for ao supermercado nos próximos dias poderá encontrar alguns alimentos com um selo diferente em seus rótulos. Sua função é mostrar ao consumidor que aquele produto foi produzido respeitando regras de bem-estar animal.

A marca serve, por exemplo, para certificar que os ovos foram produzidos por galinhas soltas, e não presas em gaiolas. Também comprova que as carnes de corte são provenientes de animais criados sem a utilização de hormônios.

Grandes supermercados brasileiros, inclusive, já informaram já começaram a passar avisos ao mercado de que estão se adequando a essa tendência. O GPA, por exemplo, assumiu um compromisso de, até 2025, comercializar 100% de seus ovos de marcas exclusivas a partir da criação de galinhas soltas.

Trata-se de uma tendência mundial que, agora, está ganhando força no Brasil. “Os produtores nacionais estão começando a entender que o cliente está cada vez mais preocupado com aquilo que está consumindo”, afirma Leonardo Vega, veterinário fundador da consultoria F&S, sediada em São Paulo, e criador de um dos selos. “A maioria das pessoas não quer deixar de ingerir alimentos como carne, leite e ovos, mas espera que os animais criados para isso sejam tratados de forma digna e com bem-estar, e que as empresas estejam verdadeiramente comprometidas com estes valores.”

Continua após a publicidade

Chamado de Produtor do Bem, o selo desenvolvido por Vega é baseado em protocolos técnicos de análise específicos ao modelo brasileiro de produção, cuja criação contou com a colaboração de zootecnistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Pelo selo, o consumidor vai saber que se trata de uma produção com ética, com respeito ao bem-estar animal, ou seja, da forma mais próxima possível a como ele viveria em seu ambiente natural”, diz Ianê Correia de Lima Almeida, que participou do desenvolvimento da marca.

Prestes a virar fornecedora de supermercados paulistas, a granja comandada por Daniel Mohallem, em Uberlândia (MG), se antecipou e aderiu ao certificado. “Além de diferenciar os produtores que respeitam os animais, o selo também ajuda a conscientizar a população de que existem formas humanitárias de criar animais”, acredita ele, cuja granja conta atualmente com 215 000 galinhas criadas soltas que produzem cerca de 180 000 ovos por dia.

Há mais de cinquenta anos atuando na proteção de animais pelo mundo, a ONG World Animal Protection manifestou apoio à iniciativa. “Na WAP, aumentou muito a procura de pessoas que querem, por exemplo, continuar consumindo carne de uma maneira mais responsável”, afirma José Rodolfo Ciocca, gerente de agropecuária responsável da WAP no Brasil. Um estudo feito pela entidade em 2016 mostrou que dois a cada três brasileiros não sabem a forma como os animais são criados antes de serem abatidos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.