Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Pesquisamos o preço do panetone em dez supermercados

Os valores podem variar até 36% em pontos de venda na metrópole

Por Mariana Rosário [colaborou Mariana Gonzalez] 8 dez 2017, 10h51

Marca registrada das festas de fim de ano e cada vez mais precocemente à venda, os panetones ganham em dezembro posição de destaque nas gôndolas. Entre as pilhas de caixas, há variedades que em nada lembram o tradicional pão com frutas cristalizadas. Nesta temporada, por exemplo, há invenções com paçoquinha, pão de mel e até profiteroles.

Trata-se de uma busca por inovação no mercado que vendeu entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017 um total de 15 000 toneladas de produto no estado, de acordo com a consultoria Kantar World panel. A expectativa para 2017 é crescer pelo menos 10% no mesmo período.

A versão favorita do consumidor ainda é a clássica, com 46% das preferências na hora da compra. Mas os fabricantes percebem um interesse crescente, na casa dos 10% ao ano, pelas versões com chocolate. “As pessoas buscam muito os trufados, pela aparência saborosa”, acredita Reinaldo Bertagnon, diretor da área de vendas da Village, que produz, a cada doze meses, na Vila Prudente, 16 milhões de unidades do pão fermentado (confira aqui os melhores chocotones disponíveis no comércio, segundo avaliação dos críticos gastronômicos de VEJA SÃO PAULO).

Os preços também apresentam diferenças consideráveis de um ponto de venda para outro. A reportagem da revista visitou dez supermercados da capital na última segunda (4), em busca de treze sabores, produzidos por seis marcas. Na hora de passar no caixa, a conta pode ficar até 36% mais cara (veja os preços abaixo).

O item de chocolate da Village, por exemplo, custa 10,99 reais no Carrefour e 14,99 reais no Hirota. O mercado mais barateiro da cidade é o Zaffari, de Perdizes, com cinco preços entre os mais baixos da pesquisa. O mais careiro é o Pão de Açúcar da Avenida Regente Feijó, na Zona Leste da metrópole, com cinco itens bem salgados.

Quem quiser encontrar uma maior variedade de produtos e aproveitar os preços deverá se apressar para ir às compras. Isso porque 70% dos produtos normalmente somem das prateleiras nos dias antes do Natal, quando costumam rolar promoções.

Arte/Veja SP
Arte/Veja SP

*Os preços foram apurados na segunda (4), nas seguintes unidades. Carrefour. Estrada do Pêssego, 1 200, José Bonifácio. Dia. Avenida Doutor Cardoso de Melo, 406, Vila Olímpia. Extra. Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, 5500, Jardim América da Penha. Futurama. Rua dos Pinheiros, 1518/1536, Pinheiros. Hirota. Rua Gaspar Fernandes, 452, Cambuci. Mambo. Rua Serra de Botucatu, 1703, Tatuapé. Pão de Açúcar. Avenida Regente Feijó, 1425, Vila Regente Feijó. Sonda. Avenida Francisco Matarazzo, 892, Água Branca. Walmart. Rua James Holland, 668, Barra Funda. Zaffari. Rua Palestra Itália, 500, Perdizes.

Continua após a publicidade
Publicidade