Novo BMW X3: inovação sem fugir das raízes

Sistemas semiautônomos e conectividade são as principais novidades da terceira geração do SAV

O novo X3 já está à venda nas concessionárias BMW em todo o Brasil. O Sport Activity Vehicle (utilitário de atividade esportiva, em português) chega à sua terceira geração inteiramente renovado. Repleto de novas tecnologias, ele será vendido por aqui em duas versões: xDrive30i X-Line, com motor de 252 cavalos, e M40i, com o novo motor M Performance de seis cilindros em linha, com 360 cavalos.

As novidades em sistemas semiautônomos de direção são um dos principais destaques do novo BMW X3, que traz conforto e segurança para o motorista. Graças a uma série de câmeras, sensores infravermelhos e radares, o Driving Assistant Plus monitora todo o entorno do veículo, esteja ele parado ou em movimento. Em caso de situações de risco, o motorista recebe alertas visuais e sonoros.

O sistema detecta obstáculos e outros veículos à frente e dos lados. Caso outro carro se aproxime demais, por exemplo, o automóvel toma medidas para evitar a colisão, como frear ou desviar a trajetória. Em cruzamentos, ele informa sobre a aproximação de veículos na via transversal que estejam fora da área de visão do condutor.

Os sensores detectam as faixas de rolamento e, caso o motorista tente cruzar sem sinalizar o movimento, o Driving Assistant alerta sobre a mudança. É possível ajustar o sistema para que ele, de forma automática, mantenha o carro dentro da faixa de rolamento e controle a distância para o veículo que segue à frente.

Já o Parking Assistant Plus faz manobras de estacionamento de modo automático, tanto em vagas paralelas como em perpendiculares. Esse sistema conta com o surround view de visão panorâmica, que exibe imagens do entorno do veículo para manobras precisas e seguras em espaços apertados ou com visibilidade reduzida. Há também o topview, que mostra uma visão computadorizada de cima do automóvel, como se fosse filmado por um drone.

Além de sistemas semiautônomos e de uma conectividade integral, o novo BMW X3 teve o design renovado

Além de sistemas semiautônomos e de uma conectividade integral, o novo BMW X3 teve o design renovado (BMW/Divulgação)

Outra novidade é o sistema Connected Drive, que usa a conexão à internet por meio de um SIM card (igual aos usados em celulares) e oferece uma ampla gama de serviços e funcionalidades para o motorista, como a mais nova geração do sistema de Navegação Profissional, que mostra mapas das principais vias com trânsito em tempo real.

Motorista e passageiros desfrutam em tempo integral o Serviço de Concierge, que ajuda a fazer reservas em hotéis, informa cotações de moedas e dá recomendações de restaurantes. É possível acionar a Chamada de Emergência Inteligente e a Assistência 24 Horas por meio de um botão no teto do veículo. Se os sensores detectam uma eventual colisão, o acionamento é automático. Outra função é a preparação para o Apple CarPlay, que transfere a interface de diversos aplicativos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo pela conexão wireless.

Com o BMW Connected App é possível fazer o veículo executar algumas funções remotamente, como ligar o motor, piscar os faróis, travar ou destravar as portas e ligar o sistema de climatização. Pelo aplicativo dá para visualizar o conteúdo das câmeras do veículo. Assim, o motorista evita situações de risco ao checar todo o entorno do veículo antes de se dirigir até ele.

Além de sistemas inteligentes semiautônomos e de uma conectividade integral, o novo BMW X3 teve o design renovado – mantendo a silhueta robusta e as linhas de estilo inconfundível –, com mudanças que reforçam o seu espírito esportivo, como os novos faróis de LED com desenho interno hexagonal e efeito tridimensional, ou os para-choques que estão mais envolventes, com tomadas de ar mais amplas na dianteira e, na traseira, saída dupla de escapamento nas extremidades. Já a linha lateral mais elevada amplia a sensação de imponência e robustez do conjunto. O espírito esportivo ao volante e a tradicional grade frontal em forma de duplo rim continuam lá para reafirmar que o novo X3 é um legítimo BMW.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s