Produtos e ideias para apartamentos com até 45 metros quadrados

Espaços cada vez mais compactos têm alta demanda na cidade; confira a seleção

Morar em um apartamento com o quarto integrado à cozinha, dispor de uma quantidade mínima de objetos pessoais e compartilhar lavanderia, sala de estar, escritório e até mesmo bicicletas e carros. Esse cenário já é uma realidade para muitos paulistanos. Cerca de 18 000 unidades com até 45 metros quadrados foram lançadas na capital em 2017, de acordo com o Secovi, o sindicato das imobiliárias. Trata-se de um crescimento de 200% em relação ao ano anterior, o que levou essa modalidade a se tornar a mais popular no mercado imobiliário local.

O perfil de morador de um espaço como esse costuma ser bem variado. Desde solteiros que dispensam uma área grande até executivos em busca de um local para se instalar na cidade apenas durante a semana, ou mesmo estudantes que preferem endereço próximo à faculdade. “Em comum, há a tendência de acumular pequena quantidade de bens materiais”, diz Bianca Setin, gerente de produto da incorporadora Setin, que entregou três prédios com unidades de até 80 metros quadrados nos últimos três anos.

Morar em apartamentos do tipo requer algumas soluções criativas para deixar a vida mais confortável. “Uma sugestão é preferir peças que servem a várias funções”, diz a arquiteta Melina Romano, responsável pelo modelo decorado de um apartamento de 19 metros quadrados em um edifício com unidades à venda no centro. Nas próximas páginas, reunimos algumas dicas de produtos e projetos que podem ajudar no cotidiano de quem opta por uma vida compacta.

Limpeza discreta. Para todos os tipos de piso, o Robô Aspirador de Pó Y Generation tem 29 centímetros de diâmetro e funciona por até sessenta minutos a cada carga de bateria. Westwing. www.westwing.com.br. 899,99 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Máquina de parede. A lavadora de roupa Electrolux Mini Silent LFE03 é uma opção para ambientes compactos. Com capacidade máxima de 3 quilos, a engenhoca oferece seis opções de lavagem, na qual uma das alternativas promete lavar a roupa em 22 minutos. Electrolux. www.loja.electrolux.com.br. A partir de 2 739 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Luz em qualquer canto. Com design inspirado nos anos 70, a luminária Umbu Coluna tem a cúpula construída em madeira maciça e uma haste de alumínio. A peça tem 1,5 metro de altura e se destaca por sua pequena largura: 15 centímetros na base quadrada. Bertolucci. www.bertolucci.com.br. 3 999 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Bancos retráteis. Se o objetivo for valorizar a área da cozinha, a mesa Soho, da Ignis Industrial, tem dimensões a partir de 1,49 metro de largura e 72 centímetros de profundidade. Os bancos são de ferro fundido, com revestimento de lona e couro envelhecido. A mesa tem tampo de ripas de ipê e base de metal. Desmobilia. www.desmobilia.com.br. 5 400 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Coleção de rolhas. A adega Buriti, da Líder Design, tem capacidade para oito garrafas de vinho. Seu compartimento superior é de vidro e oferece a possibilidade de guardar a rolha dos cascos vazios. Lojas Americanas. www.americanas.com.br. A partir de 289 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Armários mutáveis. Projetado pelo escritório Melina Romano, o revestimento de parede chamado de peg board dispõe de nichos que permitem mudar a disposição de prateleiras da cozinha ou de equipamentos como a televisão.

 (Alexandre Disaro/Veja SP)

Quarto escondido. No projeto da Mandril Arquitetura para um apartamento de 40 metros quadrados no Itaim, a cama é de alvenaria e o espaço entre o chão e a laje foi preenchido com gavetas. A privacidade do quarto é reforçada por painéis deslizantes em trilhos.

 (Mariana Orsi fotografia/Veja SP)

Sono sobre gavetas. Com 2 metros de largura, a cama de casal Charme otimiza o espaço: tem doze nichos, seis gavetas e dois criados-mudos, que podem ser escondidos nos espaços das laterais do móvel. Sunhouse. www.sunhouse.com.br. 2 269,50 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Mistura shake. O Drinkmixer, da Hamilton Beach, serve para fazer molhos, milk-shakes e até massa de panqueca, entre outras comidinhas. Com o copo de 790 mililitros, ele tem pouco mais de 30 centímetros de altura e opera em duas velocidades. Westwing. www. westwing.com.br. 169,90 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Para sentar e deitar. O Puffon funciona tanto como uma poltrona quanto como uma espreguiçadeira que, aberta, chega a ter 1,64 metro de comprimento. O produto está disponível também em outras cores, como branco, cinza, grafite, laranja, marrom, preto, verde e vermelho. Sittz. www.sittz.com.br. A partir de 2 058,21 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

 (Divulgação/Veja SP)

O rack virou closet. No projeto de um microapartamento, o escritório de arquitetura Robert Robl projetou um móvel que incorporou um compartimento para arcondicionado e uma porta camuflada que dá acesso a um closet de 2 metros quadrados.

 (Divulgação/Veja SP)

Versátil. A cama de casal dobrável, de 2,05 metros de comprimento e 1,53 metro de largura, pode ser utilizada também como um sofá de quatro lugares. Quando fechado, o móvel oferece ainda uma prateleira para livros e peças decorativas. Etna. http://www.etna.com.br. 4 799,90 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

 (Divulgação/Veja SP)

Estante ou mesa? Em questão de segundos, a Morfose deixa de abrigar prateleiras para adotar o formato horizontal. Com pouco mais de 1,40 metro de comprimento no modo mesa, ela tem estrutura de metal e madeira maciça. Desmobilia. www.desmobilia.com.br. 2 400 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

 (Divulgação/Veja SP)

Churrasco compacto. De aço inox, a churrasqueira Fiss Koss Premium tem capacidade para, em uma mesma leva, produzir comida que serve até oito pessoas. O carvão é aquecido por meio de uma ventoinha movida a pilha. É possível usar o equipamento por doze vezes com a mesma carga. Westwing. www.westwing.com.br. 899,90 reais.

 (Divulgação/Veja SP)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s