Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

6 passos práticos para aplicar o hiperfoco

Procure se blindar de distrações e desenvolva um mindset voltado à eficiência, trabalhando de maneira mais focada e concluindo suas tarefas em menos tempo

Por Wendell Carvalho Atualizado em 20 jan 2021, 11h26 - Publicado em 20 jan 2021, 08h12

Pessoas conhecidas por sua eficiência operacional, e que conquistam seus sonhos, no geral, são profissionais que sabem trabalhar o foco e a produtividade de maneira assertiva. Esses indivíduos também costumam ir mais longe quando o assunto é atingir seus objetivos, tanto pessoais como profissionais. O problema é que se espelhar neles pode não ser tão simples quanto parece, afinal, a teoria e a prática são bem diferentes.

Para guiá-lo rumo à resolução de suas metas, o treinador comportamental e especialista em gestão do tempo, produtividade e desenvolvimento pessoal Wendell Carvalho dá seis dicas de como desenvolver o hiperfoco, que nada mais é do que abrir mão de tudo para viver somente em prol da sua meta por um prazo preestabelecido.

1° – Coloque suas metas para os próximos 90 dias no papel

Defina, exatamente, qual é a meta que você quer atingir no prazo de 30, 60 ou até 90 dias. Esse nível de clareza é poderoso por um motivo simples: quanto mais clareza você tiver em relação ao que deseja, mais hiperfocado vai estar. Esse processo precisa ser escrito num papel e não deve se estender por mais do que os três meses sugeridos. “Não ultrapasse os 90 dias para que não haja desequilíbrio em outras áreas da sua vida. Por exemplo: se você foca o trabalho, pode negligenciar a área da saúde.”

2° – Defina as rotinas diárias

O gerenciamento diário de rotina é imprescindível para quem pretende melhorar a performance e otimizar os resultados obtidos. Para isso, Wendell orienta descrever quais são as três ou quatro atividades necessárias que você deve inserir na sua rotina nessa zona de performance. “Quando você define a meta, o prazo que vai ficar em performance e quais são as rotinas, um universo de clareza começa a se abrir na sua frente.”

3° – Combine o jogo com as pessoas a sua volta

É importante informar às pessoas do seu convívio, familiares e amigos, que você está na sua jornada de hiperfoco. Assim, você evita que elas, mesmo sem querer, sabotem seus planos. “Converse com as pessoas e diga: não me chame mais pra fazer tal coisa. Me ajuda em relação ao meu plano. Não contem comigo para tal atividade. Explique que está abrindo mão de tudo pra viver somente em prol da sua meta por um prazo preestabelecido.”

4° – Liste os sabotadores (internet, TV, amigos, cachaça)

Mapeie quais são os sabotadores que podem atrapalhá-lo quando for entrar em hiperfoco. Ao reconhecer quais são, você estará um passo mais perto de se livrar deles. “O Instagram, as redes sociais, a Netflix ou talvez os amigos podem ser sabotadores. Tudo aquilo que faz você perder 15, 20 ou 30 minutos por dia.”

Continua após a publicidade

5° – Crie neutralizadores

Wendell afirma que o neutralizador tem que ser radical. “Eu queria lançar um novo projeto e percebi que o Instagram tirava o meu foco, mas eu me enganava e achava que conseguiria parar de olhar, mas não conseguia. Tive que ser radical: parei de seguir mais de 2 000 pessoas e, hoje, sigo 50. Então, eu rodo o Instagram e, em dois minutos, eu já vi tudo que tinha que ver naquele dia. O resultado foi que a minha produtividade explodiu”, conta.

6° – Dedique-se às etapas e tenha foco no resultado

Aja massivamente em relação às rotinas e a todo o processo, fortalecendo suas crenças e condicionando seu sistema para o sucesso. “Quando você entra numa zona de performance, quando você age massivamente em busca de um só elemento, coloca toda a sua energia e transforma aquele zero em algo superpositivo”, ensina Wendell.

Esses simples passos vão ajudá-lo a se tornar hiperfocado em suas atividades e colocar em ação aquele projeto que está guardado na gaveta há bastante tempo. Experimente!

Para ter mais informações sobre como desenvolver sua produtividade, foco e disciplina, acesse: https://wendellcarvalho.com.br/ 

Nas redes sociais:

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCLyagz9J8bEcAEXDY8CfkAQ 

Instagram – https://www.instagram.com/wendellcarvalho/?hl=pt-br 

Facebook – https://www.facebook.com/KairosTreinamentos/ 

Continua após a publicidade
Publicidade