Rua Joaquim Antunes reúne oito restaurantes badalados
Casas recém-inauguradas e outras que passaram por reformulação, como O Pote, dão novos ares ao trecho que vai da Av. Rebouças à Al. Gabriel Monteiro da Silva
Quando as sócias Maddalena Stasi e Flavia Mariotto abriram a Mercearia do Conde na Rua Joaquim Antunes, em 1991, a via era praticamente residencial. “De tão calma, tinha clima de cidade do interior”, lembra Maddalena.
Ao longo de vinte e poucos anos, o trecho que vai da Avenida Rebouças à Alameda Gabriel Monteiro da Silva ganhou ares gastronômicos e tornou-se um dos melhores destinos da boa mesa na cidade _de fazer inveja a muitos bairros paulistanos.
Estão ali desde 2006 o contemporâneo Maní, eleito o 46º melhor do mundo pela revista inglesa Restaurant _e um dos melhores de São Paulo_, e o italiano Ravioli Cucina Casalinga, segunda casa do restaurateur Roberto Ravioli.
Ao todo, são oito restaurantes distribuídos em três quadras pequenas, entre eles, a pizzaria Olea Mozzarella Bar, o francês Le Poème e a filial do árabe Saj que, prestes a completar um ano neste endereço, ajudou a dar uma chacoalhada no leque de opções do pedaço.
Em abril, outras duas novidades levaram novos ares à rua. Com múltiplas vocações, o Avek reúne no mesmo espaço em que funcionou a Padaria Quinta do Joaquim restaurante, wine-bar e loja de vinhos (leia mais aqui). Já o mediterrâneo O Pote do Rei reformulou o salão e o cardápio e passou a se chamar apenas O Pote (leia crítica).
Confira abaixo o mapa da área e saiba onde está cada restaurante: