Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Roteiro gastronômico para explorar o lado gourmet dos Jardins

O bairro é um dos queridinhos dos apaixonados por cozinha e abriga restaurantes para todos os gostos

Por Abril Branded Content 20 jul 2017, 17h20

Quem mora nos Jardins, em São Paulo, provavelmente já criou uma relação próxima com as caminhadas. Ter tudo ao alcance com alguns passos é uma das facilidades do bairro. Nessas andanças, é possível encontrar algumas joias da gastronomia, como novos restaurantes de menu sofisticado e empórios com comidinhas especiais. Confira oito lugares que valem a visita dos gourmets de plantão:

1. MERCADINHO DALVA E DITO

O Mercadinho Dalva e Dito serve uma versão própria do bolovo, salgado típico dos botecos paulistas Divulgação/Divulgação

Nas prateleiras do empório chique do chef Alex Atala, a clientela encontra produtos garimpados Brasil afora, como doces, compotas, manteiga de garrafa, granolas doces, azeite de dendê e cachaças. Mas o que interessa mesmo é levar para casa as iguarias de fabricação própria do Dalva e Dito: os bolos de maçã perfumada com canela, de abobrinha com castanha-do-pará, de chocolate com banana, de limão com iogurte e merengue e de cenoura com cobertura de chocolate. No balcão, além do sanduíche de pernil na baguete, a coxinha de pato no tucupi é sucesso absoluto.
– Rua Padre João Manuel, 1115

2. ST. LOUIS

Com apenas nove mesas no salão, o St. Louis está cotado entre as melhores hamburguerias da cidade. São 14 opções de hambúrguer no cardápio. O Road (com cheddar cremoso, cebolas grelhadas e molho barbecue) está entre os mais pedidos, assim como o Pepper Crust (220 gramas de carne grelhada com crosta de pimenta-do-reino, queijo suíço, cebola grelhada, batata palha, picles, maionese, mostarda e mel), o Bacon (com queijo prato e fatias crocantes de bacon assado) e o Louis, que leva o nome da casa (com queijo prato, relish de pepino, tomate, cebola e pimenta jalapeño). As mesinhas forradas com toalha xadrez são um charme à parte!
– Rua Batatais, 242

3. KOUZINA

A fila assusta, mas vale a pena enfrentar a espera para degustar a comida grega de um dos mais elogiados restaurantes de São Paulo. Com um menu de 67 pratos, incluindo as sobremesas, a recomendação é ir acompanhado para compartilhar as delícias, como os kalamakis (espetinhos de cordeiro, carne bovina, de frango e de porco), as lulas fritas e as finas fatias de berinjela empanadas. Entre os clássicos, a moussaka e o bifteki (feito com carne de porco e cordeiro e acompanhado por molho de iogurte temperado com pepino e cebola roxa) são campeões de audiência. Para a sobremesa, os fãs de chocolate vão adorar a torta morna na companhia de sorvete de café.
– Rua Peixoto Gomide, 1710

4. LA PERUANA

No restaurante La Peruana, há opções de ceviche para todos os gostos Divulgação/Divulgação

Com opções autênticas da culinária do Peru, a cevicheria tem cardápio assinado pela chef peruana Marisabel Woodman, que teve entre seus mestres o renomado Alain Ducasse. As estrelas do menu são os ceviches El Clássico (peixe branco fresco do dia acompanhado por um quenelle de batata-doce cozido na laranja), La Peruana (peixe branco, camarão e chicharrón de lula empanada), Ceviche Misto (peixe branco, camarão, lula, polvo e mandioca) e Ceviche Apaltado (peixe branco, abacate, alcaparras, gengibre e azeite de oliva). Entre os pratos quentes vale experimentar o arroz com mariscos, feito com camarão, lula e mexilhão. De sobremesa, aposte na mousse de chocolate belga aromatizada com pisco, destilado muito tomado no Peru.
– Alameda Campinas, 1357

5. BOTTEGA BERNACCA

Misto de wine bar e restaurante, o Bottega Bernacca tem apenas duas opções de massa fixas no cardápio, além dos pratos do dia. O spaghetti ao molho amatriciana branco é uma delas. Feito com tomate, bacon, cebola, creme de leite e manteiga, o prato é típico da região romana, na Itália. A outra opção é o tagliolini gratinati com presunto cozido e molho branco. Para quem gosta de paninis, a casa oferece os de ciabatta com presunto cozido e mussarela ou presunto cru e brie, além do pão italiano com bresaola e mussarela de búfala. A carta de vinhos é composta por 20 rótulos, como o Domaine Paul Mas Claude Val Rosé (safra 2015).
– Rua Padre João Manuel, 826

6. TERRAÇO INSALATA

Tagliatelle com frutos do mar ao molho de tomate e manjericão Divulgação/Divulgação

Instalado num casarão com fachada art déco, o restaurante tem cardápio contemporâneo e variado, com pastas artesanais, risotos, grelhados, tortas e, claro, as saladas que dão nome ao lugar, como a Caprina do Terraço (queijo de cabra levemente aquecido e coberto com mel, mix de folhas, maçã verde, tomatinhos, torradas e molho de aceto e mel), a Cusco (quinoa, cebola roxa, mix de folhas, damasco e tiras de peito de frango ou shiitake) e a Calamari (lula salteada, tomatinhos, banana grelhada, mix de folhas e castanhas). Na sobremesa, o sorvete com calda de chocolate meio amargo, chantili e farofa doce não erra. Para beber, cervejas especiais e vinhos selecionados.
– Alameda Campinas, 1474

7. PISSANI MASSAS GOURMET

O elegante empório de massas artesanais combina a personalidade italiana à criatividade brasileira. No balcão, o cliente pode encomendar as pastas ou levar para casa massas frescas, prontas para servir, em pacotes de 500 e 300 gramas. Destaque para os clássicos agnolotti de burrata com lascas de limão siciliano, mini sorrentini de pecorino na potenza, sorrentini de mussarela de búfala com provolone e pesto genovês, gnocchi de azeitonas pretas e redondito de brie com mel ao tartufo. Nas prateleiras, ingredientes exclusivos: molhos, azeites, manteigas saborizadas e arroz arbóreo.
– Alameda Franca, 1413

8. CASA DO SABOR AMMA CHOCOLATE

A casa oferece chocolates orgânicos produzidos com cacau de plantação própria na Bahia. O diferencial está no uso do fertilizante Biogeo, 100% natural e local, que contém pó de rochas da Chapada Diamantina, matéria orgânica e água do mar de Ilhéus. Esse composto permite que o cacau tenha maior valor nutritivo. Além da linha de produtos tradicionais, a Amma oferece edições especiais, como o Kit Mata Atlântica (com cacau produzido sob sombra intensa), Kit Intensos (chocolates feitos com cacau de fruto amarelo-avermelhado) e o Kit 100% (amêndoas com sabor concentrado). Para beber, peça o chocolate do pajé, com puxuri e cumaru.
– Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1052

Continua após a publicidade
Publicidade