Cidade do apetite – Editorial
Texto publicado na edição especial de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018
Metrópole superlativa, São Paulo coleciona números grandiosos em todas as áreas. Não é diferente na gastronomia. Uma miríade de endereços culinários colore e perfuma a capital com tonalidades e aromas irresistíveis. É a cidade e seus horizontes que VEJA COMER & BEBER retrata nas páginas de seu 22º ano.
Para que você aproveite todos os prazeres aqui reunidos, a equipe do guia anual visita tudo antes de forma anônima e paga todas as contas. Estou justamente à frente dessa turma de valor, que roda a metrópole sempre transbordando de apetite em busca do prato perfeito, do drinque balanceado e de um docinho para confortar a alma.
É um timaço formado pela editora Helena Galante e pelos repórteres Saulo Yassuda e Gabrielli Menezes, e que, na retaguarda, contou com Taciana Azevedo, responsável pelo núcleo de checagem. Nesse zigue-zague por mais de 1 000 estabelecimentos entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas, dos quais 800 foram selecionados para compor a edição, saltaram aos olhos os recentes cenários de garfo e copo.
Foi isso que motivou o ensaio com dez novos cartões-postais onde se apreciam receitas de qualidade diante de um visual de encher o olhar de alegria. Sim, a nossa São Paulo é cheia de belezas. Nesse panorama também se destacam personagens que fazem diferença. São profissionais que vão de chefs de cozinhas cinco-estrelas aos pias, responsáveis pelo duro e nobre trabalho de limpeza.
Para representar essa multidão que proporciona inesquecíveis momentos de felicidade à mesa, a mais confiável publicação do segmento, com direção de arte de Bruno Niz e produção de Bárbara Öberg, faz algo inédito. Traz seis talentos do universo culinário para a capa.
É uma homenagem a essa brava gente e uma pequena amostra do mundão de guerreiros que ajuda a transformar cotidianamente a paisagem gastronômica paulistana. Saboreie sem moderação!